Registar

User Tag List

Likes Likes:  1
Resultados 1 a 2 de 2
  1. #1
    Tech Iniciado
    Registo
    Dec 2022
    Posts
    1
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Montar um novo desktop

    Desejo "fazer um upgrade" ao PC atual e deixar ele para o meu sobrinho, o qual gosta de jogar Fortnite, GTA e outros jogos da Steam.


    Atualmente este é o meu PC:

    Caixa é uma ASUS vento TA-K52 Black-Red
    Fonte: Corsair cx series modular cx600m - psu
    Cooler: aigo lair smart version RGB fan
    Processador: Intel(R) Core(TM) i5-3570K CPU @ 3.40GHz
    Board: ASRock z77pro4
    Memórias: Kingston PC3-12800J (800 MHz) 8gb e Corsair PC310700H (667 MHz) 2gb
    Gráfica NVIDEA GeForce CTX 660 (a que uso sempre)+ Intel HD graphics 4000 (é da board)
    Discos: SSD 1TB que vou querer manter, 2 HDD de 2TB e um disco externo de 4TB


    Vou querer algo superior a essa configuração que já tem uns 10 anos, apenas o SSD é recente (comprei-o há uma semana).


    1- Qual o orçamento disponível?
    400€ chega bem para algo superior ao que tenho.

    2- Quando pensas comprar o sistema ?
    Vai depender do valor total.

    3- Que tipo de uso terá o sistema?
    Jogar Dragon Mania, ver vídeos h.264 e hvec, estar no facebook (quando me desbloquearem a conta). Quero algo que dê para estar a fazer várias tarefas ao mesmo tempo, tipo estar a converter um vídeo dar para jogar Dragon Mania ou estar no navegar a pesquisar por algo.

    b- Se é para trabalhar, por favor indicar que programas irás utilizar
    Por vezes uso o Zoom, no caso de o portátil tiver algum problema.

    4- Tens algum componente que se vá aproveitar para o sistema ?
    Os discos vou manter e talvez as ventoinhas com luzes.

    5- Necessitas de periféricos ? Quais ?
    Não, já tenho tudo.

    6- Pensas em fazer overclock ?
    Não.

    7- Tens preferência por loja ? Ou zona do país ?
    Gosto da PC Componentes, Chiptec...

    8- Sabes montar o sistema ?
    Sei. Se não conseguir é só dizer que o PC velho pode ficar para o filho dele.

    9- Outras opções
    Quero processador Intel, gosto da marca e acabou.

  2. #2
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,814
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    156
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Kiba Ver Post
    Desejo "fazer um upgrade" ao PC atual e deixar ele para o meu sobrinho, o qual gosta de jogar Fortnite, GTA e outros jogos da Steam.


    Atualmente este é o meu PC:

    Caixa é uma ASUS vento TA-K52 Black-Red
    Fonte: Corsair cx series modular cx600m - psu
    Cooler: aigo lair smart version RGB fan
    Processador: Intel(R) Core(TM) i5-3570K CPU @ 3.40GHz
    Board: ASRock z77pro4
    Memórias: Kingston PC3-12800J (800 MHz) 8gb e Corsair PC310700H (667 MHz) 2gb
    Gráfica NVIDEA GeForce CTX 660 (a que uso sempre)+ Intel HD graphics 4000 (é da board)
    Discos: SSD 1TB que vou querer manter, 2 HDD de 2TB e um disco externo de 4TB


    Vou querer algo superior a essa configuração que já tem uns 10 anos, apenas o SSD é recente (comprei-o há uma semana).


    1- Qual o orçamento disponível?
    400€ chega bem para algo superior ao que tenho.

    2- Quando pensas comprar o sistema ?
    Vai depender do valor total.

    3- Que tipo de uso terá o sistema?
    Jogar Dragon Mania, ver vídeos h.264 e hvec, estar no facebook (quando me desbloquearem a conta). Quero algo que dê para estar a fazer várias tarefas ao mesmo tempo, tipo estar a converter um vídeo dar para jogar Dragon Mania ou estar no navegar a pesquisar por algo.

    b- Se é para trabalhar, por favor indicar que programas irás utilizar
    Por vezes uso o Zoom, no caso de o portátil tiver algum problema.

    4- Tens algum componente que se vá aproveitar para o sistema ?
    Os discos vou manter e talvez as ventoinhas com luzes.

    5- Necessitas de periféricos ? Quais ?
    Não, já tenho tudo.

    6- Pensas em fazer overclock ?
    Não.

    7- Tens preferência por loja ? Ou zona do país ?
    Gosto da PC Componentes, Chiptec...

    8- Sabes montar o sistema ?
    Sei. Se não conseguir é só dizer que o PC velho pode ficar para o filho dele.

    9- Outras opções
    Quero processador Intel, gosto da marca e acabou.
    Boas!
    Desde já bem vindo ao fórum.

    Sobre o que é pretendido, lamento dizer que a informática aumentou um pouco de preço nestes últimos 10 anos!

    E se queres algo que seja um pouco melhor que o que tens (assumindo que apenas queres intel), 400€ não vão chegar nem de longe nem de perto para um sistema completo.
    Isto porque qualquer placa gráfica que se meta minimamente de jeito, leva-te logo metade desse orçamento...

    Penso que poderias sinceramente dar uma oportunidade aos sistemas AMD, pois são bastante bons, maduros e estáveis.

    Dou-te um exemplo tudo da pcomponentes.pt :

    Caixa:

    https://www.pccomponentes.pt/nox-hum...o-usb-30-negra

    Nox Hummer Frost ARGB Vidro Temperado USB 3.0 Preta
    - 42,68€

    Ventoinhas para Caixa:

    https://www.pccomponentes.pt/tempest-fan-120mm-negro

    2x Tempest Fan 120mm Negro
    - 2x 5,07€ = 10,14€

    Board:


    https://www.pccomponentes.pt/asus-prime-b550m-a-wifi-ii

    Asus PRIME B550M-A WIFI II
    - 121,88€

    Cpu:

    https://www.pccomponentes.pt/amd-ryzen-5-5500-36ghz-box

    AMD Ryzen 5 5500 3.6GHz Box
    - 111,71€

    Ram:

    https://www.pccomponentes.pt/corsair...8gb-cl16-negro

    Corsair Vengeance LPX DDR4 3200 PC4-25600 16GB 2X8GB CL16 Preta - 57,92€


    Cooler:


    https://www.pccomponentes.pt/tempest...pu-120mm-negro

    Tempest Cooler 4Pipes Black Ventilador CPU 120mm Negro
    - 25,40€

    GPU:

    https://www.pccomponentes.pt/xfx-spe...6600-8gb-gddr6

    XFX SPEEDSTER SWFT 210 AMD RADEON RX 6600 8GB GDDR6
    - 284,52€

    Fonte:

    https://www.pccomponentes.pt/tacens-...80-plus-silver

    Tacens Radix VII AG 700W 80 Plus Silver
    - 59,96€


    TOTAL: 714,21 €



    Considerações:

    Como podes ver e sendo muito criterioso com o material escolhido, não pagas actualmente menos de 700€ por um PC que te possa aguentar mais uns anos.
    De indicar que menos que isto, não tens um PC tens uma sucata!

    Sobre os componentes escolhidos, tens uma caixa razoável e já moderna, no entanto não tem ventoinhas. Dai ir ali no orçamento 2 ventoinhas de 120mm. Uma para a frente e outra para atrás e será suficiente para este setup.
    Depois levas um sistema base com boa qualidade para o preço. Uma board B550 que é recente e suporta as mais recentes tecnologias (USB 3,x, 2 NVMe´s, PCI-E 4.0) e suporta os cpus que irás usar.
    CPU é uma joia para o que custa... o Ryzen 5500 é um cpu de 6 cores e 12 threads, rápido e que será suficiente para a maioria das coisas nos próximos anos. Acoplei a ele um cooler razoável com 4 pipes e uma ventoinha de 120mm, que poderás no futuro mudar para uma P12 da Arctic por exemplo se achares necessário. Na verdade ele é mais que suficiente para o cpu em questão.
    Levas 16GB de ram DDR4, que é o mínimo que se espera de um pc actual... dará para alguns anos e quando for necessário metes mais 16gb.

    A fonte é uma 80 Plus Silver de 700w. Não é das marcas de topo, mas para o que custa, face ao que oferece é muito boa. É uma plataforma já com vários anos e com provas dadas.

    Por fim o GPU... Esta é a peça mais cara do sistema e com razão, já que dentro do que havia face ao que poderia-se meter aqui, achei que seria a melhor escolha.
    Vai-te permitir finalmente jogar jogos de jeito no PC e não apenas jogos básicos. A sua praia é os 1080p (o monitor) e terás gráfica para uns bons anos, até porque os jogos com FSR poderão aguentar a placa por um bom tempo.

    Não vejo ali onde poderias cortar... Se cortas na gráfica, mais vale esquecer os jogos e meteres uma placa de 100€ para trabalho apenas.
    Alternativamente poderia ser um CPU da AMD com gráfica integrada, mas ficarás com um CPU mais fraco e com uma placa gráfica que pouco consegue fazer.

    Essencialmente o que deves pensar é que tens que aumentar um pouco mais o orçamento para um PC em condições.
    Este seria o meu orçamento para uma máquina média para durar alguns anos...

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    AMD RADEON RX 7900 XTX - 24 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


  3. Likes j francisco Gostou do Post
 

 

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •