Registar

User Tag List

Likes Likes:  3
Resultados 1 a 14 de 14
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

Cool [LPC Project] - QBO Gabi EVO

Boas!
    Resolvi juntar mais um projecto ao meu projecto "Dark Knight II".

Este é um novo PC que estou a montar para o meu filho, e será o seu primeiro PC.

Ele já tem contacto com Computadores Pessoais através dos vários laptops que eu tenho (ele tb tem um).
    Tem também já contacto com jogos, através do seu Tablet e das várias consolas que cá tenho (PS2, Switch e Xbox Serie X).

Mas tenho notado que ele tem tido cada vez mais interesse e curiosidade em ver o meu PC e também os jogos que se podem jogar no MASTER RACE....
    Assim sendo vou-lhe fazer uma surpresa e montar-lhe um PC só para ele.

Não vou entrar em configurações OVERKILL, mas algo que seja interessante para começar e dentro de um "budget" que eu considero adequado face aos preços que as coisas agora custam...

Assim a lista de componentes para este sistema são:

Caixa: Itek Case QBO 8 EVO
    PSU: Tacens RADIX VII AG 800 WATTS
    Board: GIGABYTE B550M AORUS ELITE
    CPU: AMD Ryzen 7 5700
    COOLER: ThermalRight Frost Commander 140 Black
    RAM: CORSAIR VENGEANCE LPX DDR4 (2x16GB) 3200MT CL16
    GPU: MSI GeForce RTX 4060 VENTUS 2X
    SSD: Intenso 250 GB M.2 NVMe PCIe

Adicionalmente ao PC em questão comprei-lhe os seguintes acessórios:

Monitor: AOC Gaming Q27G4XF (27" - 1440P - Fast IPS 180hz)
    Som: Trust Gaming 24482 GXT 620 Axon (barra de som)
    Teclado e Rato: Mars Gaming MCP124 Combo 3-em-1 (Teclado RGB + Rato RGB 3200DPI + Tapete Preto)
    UPS: Eaton Ellipse Eco 800 USB DIN

Pode-se dizer que o puto tem a sorte do pai ser entendido nisto e como tal vai ter um sistema que além de bastante equilibrado vai-lhe permitir "brincar" quer a nível de jogos como a nível de Streaming e afins...

Como nota comparativa, quando eu tive o meu primeiro "computador" tinha na altura 15 anos e foi um Sinclair ZX Spectrum 128k +2 (ou seja um computador de cassetes!).
    Custou na altura aos meus pais 40.000$00 (o que para os mais novos é 40 contos na moeda antiga) algo como 200€ na moeda actual.

E lembro-me perfeitamente como foi a conversa... Perguntaram-me se eu queria uma Bicicleta ou um Computador (já na altura percebiam que eu tinha gosto para as informáticas).
    E foi nesse computador que dei os meus primeiros passos... Depois comecei a ver outros computadores como o Commodore AMIGA que alguns amigos tinham, e os IBM PS/2 (os verdadeiros PC´s).
    Passado 2 anos comecei a ir a casa de um amigo que tinha um clone dos IBM, a marca já não me lembro qual era... mas era um 286 SX a 30Mhz senão me engano...
    Já usava disketes e corria o DOS e o Windows 3.0. Foi ai que tive o meu primeiro contacto com o DOS, os jogos em Disketes para o PC e claro o ambiente gráfico Windows.

Uma coisa levou a outra e entrei no mundo dos PC´s (quer no grupo de amigos, como na biblioteca da escola onde andava)...
    Passei também a frequentar a casa de outro amigo que já tinha um PC um pouco mais evoluido... um 386 a 60mhz! e já tinha placa gráfica VGA com 256 cores!
    O salto visual em termos de jogos foi incrível na altura...

Mas pessoalmente ainda não tinha PC... Era algo que andava já á bastante tempo a "namorar" e a tentar convencer os meus pais a investir o seu dinheiro.
    E foi em 96 que finalmente consegui o meu primeiro PC... custou aos meus pais 240.000$00 (240 Contos!).

Era um PC Compativel e trazia na altura um AMD 4x86 DX4 100Mhz. tinha leitor de disketes e um pequeno disco rígido.
    A placa era uma S3 Virge 64.

Foi para mim uma grande felicidade e foi nesse PC que aprendi muito e testei muitas coisas... Eventualmente consegui comprar um modem de 14400 bits e ligar-me á rede e internet pelo telefone.
    Posteriormente pedi um "kit multimédia" que se vendia na altura da Creative, que consistia numa placa de som, umas colunas de som e um leitor de CD´s!
    Este kit era relativamente caro... 60.000$00 (60 Contos!).

Mas permitiu-me ter áudio de qualidade para os meus jogos (a placa de som era uma soundblaster 16 bits) e claro um leitor de CD´s da Sony (remarcado Creative) de 2x para ler jogos em CD e CD´s de Musica.
    E posso dizer que em 97 ter este sistema já era algo potente! Pouca gente tinha já leitor de cd´s e do meu grupo de amigos era o único!

Comprei o meu primeiro jogo em CD chamado "Cyberia" e era um shooter em FMV. Os meus amigos babavam-se todos a ver e a ouvir aquilo! Era mesmo NEXT GEN na altura.
    Depois tive outros jogos, estava muito na moda as Aventuras Gráficas em FMV em muitos CD´s... Depois comprei o Wing Commander 3 e 4... Bem que show era aquilo...

Depois em 98 começou a revolução 3D... com o mercado a ser inundado de imensas empresas a tentarem criar o seu mercado 3D...
    Posso dizer que comecei a trabalhar nessa altura e com o dinheiro que fui ganhando tive oportunidade de testar várias marcas e ideias no mercado.

No entanto as que mais me marcaram foi o 3DFX Voodoo e depois a PowerVR PCX1 e PCX2.
    Jogos 3D na altura, foi o Tomb Raider, o Quake, o Unreal, depois o Half-Life e depois foram muitos outros a seguir...

Quero e desejo que o meu filho possa fazer também esta viagem de descoberta no mundo da informática e dos jogos. Só tenho pena que ele não apanhe o início disto tudo como eu tive a oportunidade de assistir...

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D
    :-: Board: MSI B850 TOMAHAWK MAX WIFI :-: RAM: 64 GB DDR5 PATRIOT VIPER VENON 6000 MT CL30 :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    CPU Cooling Solution: ThermalRight PHANTOM SPIRIT 120 EVO :-: Storage: Kingston KC3000 NVMe 2 TB + 512 GB + Kingston NV3 NVMe 1 TB
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    GAMING AMD RADEON RX 9070 XT - 16 GB :-: Monitor: AOC Agon Pro AG326UD QD-OLED 4K 165hz HDR

Tech Membro Avatar de Whitecupra
    Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Likes (Dados)
    19
    Likes (Recebidos)
    52
    Avaliação
    0
    Mentioned
    3 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Xiiii o que eu me recordo tanto de ansiar por uma Voodoo 3Dfx
    + Intel Q9550 | Asus P5QL Pro | 8GB DDRII | MSI RX 6600XT | SSD 128gb | Aerocool Masstige White
    + Macbook Pro 13" 2011 16Gb + SDD
    + Ryzen 5 3600 | Gigabyte B550m Aorus Elite | 16GB HyperX Fury Rgb | Gigabyte RX 6700XT | WD SN750 NVMe | Cooler Master Q300L + Seasonic S12III 500w
    Whitecupra no Twitch

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Whitecupra Ver Post
    Xiiii o que eu me recordo tanto de ansiar por uma Voodoo 3Dfx
    Boas!
    As minhas foram... uma Diamond Monster 3D (que era com o Voodoo 1)

e depois quando saíram, foi uma Creative 3D Blaster Voodoo 2 de 8MB.

Depois a minha última 3DFX foi a Voodoo 3 3000 AGP.

Apesar de ter algumas desvantagens sobre a ATI e a Nvidia (a nível de profundidade de cores), mas a performance era incrível.
    Eu adorei todas as Voodoo que tive, mas a que me deu mais prazer foi mesmo a Voodoo 3.

A Voodoo 2 era essencialmente a Voodoo 1 mas com mais ram e capacidade para correr a 1024x768 a 60 fps (algo que só com SLI de Voodoo 1 era possível).

A partir daqui comecei a usar as Nvidia e eventualmente algumas ATI pelo caminho. Tive oportunidade ainda de andar com a Matrox Millennium e a Mystique.
    Também tive uma S3 Savage 2000 e duas PowerVR (PCX 1 e a PCX 2).

Ahhhh....

Bons tempos.

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D
    :-: Board: MSI B850 TOMAHAWK MAX WIFI :-: RAM: 64 GB DDR5 PATRIOT VIPER VENON 6000 MT CL30 :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    CPU Cooling Solution: ThermalRight PHANTOM SPIRIT 120 EVO :-: Storage: Kingston KC3000 NVMe 2 TB + 512 GB + Kingston NV3 NVMe 1 TB
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GAMING AMD RADEON RX 9070 XT - 16 GB :-: Monitor: AOC Agon Pro AG326UD QD-OLED 4K 165hz HDR

Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Likes (Dados)
    19
    Likes (Recebidos)
    52
    Avaliação
    0
    Mentioned
    3 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Yep Creative Voodoo, essa imagem fez-se luz na minha velha memória!
    Já me tinha esquecido completamente da Matrox!
    + Intel Q9550 | Asus P5QL Pro | 8GB DDRII | MSI RX 6600XT | SSD 128gb | Aerocool Masstige White
    + Ryzen 5 3600 | Gigabyte B550m Aorus Elite | 16GB HyperX Fury Rgb | Gigabyte RX 6700XT | WD SN750 NVMe | Cooler Master Q300L + Seasonic S12III 500w
    Whitecupra no Twitch

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Durante esta semana que passou foi chegando o material que tinha encomendado para o primeiro PC do meu filho Gabriel.

A primeira coisa a chegar curiosamente foi o monitor de 27" que lhe comprei...
    Já o testei ligado ao meu portátil para ver se o painel estava bom, e parece-me tudo bem. É um Fast IPS 1440P de 180hz!

O restante material veio entre ontem e hoje (sexta-feira).
    Deixo aqui as primeiras imagens deste projecto e do hardware que vai ser usado.

De fora das imagens apenas ficou o cooler que ainda estou a decidir-me (vamos ver se cabe na caixa) entre o Thermalright Frost Commander 140 Black ou o Thermalright Ultra-120 eXtreme Rev 4 Back.

Tendo em conta o budget que eu tinha pensado para este Sistema penso que está ali tudo bastante equilibrado.
    Sorte tem ele que tem um pai que percebe do assunto e tem a possibilidade de escolher a dedo o material e depois montar tudo.

Comparado com o meu primeiro PC (que o comprei já montado numa loja de eletrodomésticos (tipo as lojas Singer da altura)), este PC está a anos-luz em termos de escolha de material e performance.
    E isto por uma fracção do preço que o meu primeiro PC custou aos meus pais que andaram 2 anos a pagar a prestações os 240.000$00 (240 contos) que o mesmo lhes custou na altura.

E apesar dele já ter nascido numa geração diferente da minha (com acesso a dispositivos que eu só podia sonhar na idade dele), penso que ele vai gostar da máquina que vai ter aqui... Vai conseguir jogar tudo no prego a 1440p (claro com a ajuda do DLSS 4)...
    Depois vou mostrando fotos do processo de montagem...

Cumprimentos a todos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Likes (Dados)
    19
    Likes (Recebidos)
    52
    Avaliação
    0
    Mentioned
    3 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boa máquina!
    Whitecupra no Twitch

Tech Membro
    Registo
    Apr 2014
    Local
    Porto
    Likes (Dados)
    21
    Likes (Recebidos)
    45
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    2 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Bela configuração, está no bom caminho para depois herdar o Power PC do pai ehehe

Ficaremos a aguardar pelo processo de montagem e queremos fotos do Co-Op caseiro ehehe
    Be Cool, Be Nice Like Me & You

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de passal Ver Post
    Bela configuração, está no bom caminho para depois herdar o Power PC do pai ehehe

Ficaremos a aguardar pelo processo de montagem e queremos fotos do Co-Op caseiro ehehe
    Boas!
    hehheeheh...

De facto ficou ali com um PC á maneira...

Apenas uma alteração no projecto... A fonte estava DOA... Nem funcionava...
    Mandei vir outra de marca que eu conheço e aqui fica a que ficou no projecto...

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!
    Aqui fica então o processo de montagem deste sistema...

A caixa é um cubo em vez de uma torre...

É refrigerada por uma ventoinha de 200mm á frente e uma de 120mm atrás.
    Como é suposto criar pressão positiva do ar, existem ventilações em cima e em baixo para ajudar o ar a sair da caixa...

Aqui está a board usada para este sistema.
    Não é das mais completas B550, mas tem tudo o que é preciso e um sistema de VRM competente para o sistema que vai levar...

E depois de algumas horas a montar e afinar as coisas, aqui fica já o projecto montado...

Aqui o pormenor de como fixei os fios á frente da ventoinha de forma a que estorvasse o menos possível a circulação do ar...

E aqui a caixa já fechada e colocada junto com os restantes acessórios na secretária do Puto.
    De indicar que também lhe meti uma UPS de qualidade da EATON.
    Neste Caso a Elipse Eco de 800VA´s...

E deixo uma última foto do aspecto final do cantinho do quarto dele...

De indicar que como seria de esperar, o PC é extremamente silencioso e optimizei na bios as curvas das ventoinhas.
    A máquina mexe-se muito bem e está com o Windows 11 Enterprise IOT LTSC.

Espero que tenham gostado.

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

10. Likes Whitecupra, passal, MR Gostou do Post
    Tech Membro
    Registo
    Apr 2014
    Local
    Porto
    Likes (Dados)
    21
    Likes (Recebidos)
    45
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    2 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Ficou um "cubo mágico" muito bom

A montagem está muito boa, aquela parte de "E depois de algumas horas a montar e afinar as coisas, aqui fica já o projecto montado..." e pormenores para ajustar o cabo da gráfica, é algo que para mim, começa a ficar fora... Para além de não ter nenhum jeito para isso, a paciência para ajustar esses pormenores todos... É preciso ter um bichinho muito grande

Para além também de os ajustes para otimizar o sistema em termos de performance, eficiência e silêncio... Sinceramente já que estou no síndrome das consolas, Plug and Play
    Be Cool, Be Nice Like Me & You

Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Likes (Dados)
    19
    Likes (Recebidos)
    52
    Avaliação
    0
    Mentioned
    3 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    estás velho
    Whitecupra no Twitch

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    estás velho
    Boas!
    LOOL...

So true...

Eu já tenho 44 anos e tento manter-me "jovem"... Apesar de já sentir um pouco "off the side" em certas coisas...

O mundo da informática tem andado verdadeiramente depressa e não se coadune com a nossa idade e responsabilidades que se vão acumulando, com esposa, filhos, casa para manter e pagar, etc...

Eu dou por mim a preferir ir ver uma série que estar sentado á frente do pc a jogar... E atenção que eu passo o dia a trabalhar á frente do pc...

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Likes (Dados)
    19
    Likes (Recebidos)
    52
    Avaliação
    0
    Mentioned
    3 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    FDX... velhos são os trapos!
    tens a mesma idade que eu
    Aliás, próximo mês passo para os 45 ehehehe
    Whitecupra no Twitch

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    FDX... velhos são os trapos!
    tens a mesma idade que eu
    Aliás, próximo mês passo para os 45 ehehehe
    Boas!
    Eu faço 45 a 28 de Julho!

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras