Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 40
    Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2025
    Local
    Guarda
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

Undervolt / Overclock

Boa tarde pessoal,

Falaram me noutro post do undervolt ao CPU. Eu tentei fazer com negativos de -20 e :
    PPT 120
    TDC 85
    EDC 120
    CPU Boost Clock Override: +200Mhz
    Platform Thermal Throttle Limit: 90ºC.

Tudo normal ao início, mas entrei no FiveM e o PC desligou sozinho e entrou direto na BIOS !

Gostaria de ter opiniões acerca do Undervolt ou até mesmo de overclock aos componentes.

Segue-se as características do PC:
    - Asus Rog Strix B-550 A plus gaming
    - Ryzen 7 5800X
    - RTX 3080 Suprim X 10GB
    - 32 RAM 3600 MHz DDR4
    - NZXT Z63 Watercooler
    - Monitor Alienware 27'' 240Hz

Bem-haja !

O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Brunoliopt Ver Post
    Boa tarde pessoal,

Falaram me noutro post do undervolt ao CPU. Eu tentei fazer com negativos de -20 e :
    PPT 120
    TDC 85
    EDC 120

Tudo normal ao início, mas entrei no FiveM e o PC desligou sozinho e entrou direto na BIOS !

Gostaria de ter opiniões acerca do Undervolt ou até mesmo de overclock aos componentes.

Segue-se as características do PC:
    - Asus Rog Strix B-550 A plus gaming
    - Ryzen 7 5800X
    - RTX 3080 Suprim X 10GB
    - 32 RAM 3600 MHz DDR4
    - NZXT Z63 Watercooler
    - Monitor Alienware 27'' 240Hz

Bem-haja !
    Boas!
    Neste caso o culpado poderá ser o valor negativo, podes ter um valor muito baixo o que baixou muito a voltagem tendo destabilizado o cpu.
    Experimenta com -15 por exemplo a ver se fica estável. Ou alternativamente -10 a ver.

Depois diz algo.

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D
    :-: Board: MSI B850 TOMAHAWK MAX WIFI :-: RAM: 64 GB DDR5 PATRIOT VIPER VENON 6000 MT CL30 :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    CPU Cooling Solution: ThermalRight PHANTOM SPIRIT 120 EVO :-: Storage: Kingston KC3000 NVMe 2 TB + 512 GB + Kingston NV3 NVMe 1 TB
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: ASUS TUF
    GAMING AMD RADEON RX 9070 XT - 16 GB :-: Monitor: AOC Agon Pro AG326UD QD-OLED 4K 165hz HDR

Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2025
    Local
    Guarda
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de LPC Ver Post
    Boas!
    Neste caso o culpado poderá ser o valor negativo, podes ter um valor muito baixo o que baixou muito a voltagem tendo destabilizado o cpu.
    Experimenta com -15 por exemplo a ver se fica estável. Ou alternativamente -10 a ver.

Depois diz algo.

Cumprimentos,

LPC
    Boas
    Irei fazer. Estes valores mantenho ?
    PPT 120
    TDC 85
    EDC 120

Cumprimentos,
    Bruno Pinto

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas
    Irei fazer. Estes valores mantenho ?
    PPT 120
    TDC 85
    EDC 120

Cumprimentos,
    Bruno Pinto
    Boas!
    Para já podes manter esses valores e alterares apenas os valores negativos.

Poderá ser apenas uma questão de um pouco mais de voltagem para estabilizar.

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D
    :-: Board: MSI B850 TOMAHAWK MAX WIFI :-: RAM: 64 GB DDR5 PATRIOT VIPER VENON 6000 MT CL30 :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    CPU Cooling Solution: ThermalRight PHANTOM SPIRIT 120 EVO :-: Storage: Kingston KC3000 NVMe 2 TB + 512 GB + Kingston NV3 NVMe 1 TB
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GAMING AMD RADEON RX 9070 XT - 16 GB :-: Monitor: AOC Agon Pro AG326UD QD-OLED 4K 165hz HDR

Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2025
    Local
    Guarda
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!

Cumprimentos,

LPC
    Boas,

Irei exprimentar.
    Em breve dou feedback.
    Obrigado

Cumprimentos,
    Bruno Pinto

Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2025
    Local
    Guarda
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas!

Cumprimentos,

LPC
    Boas,

Obrigado. O -15 até ver resolveu.

Já agora consegues dizer mais ou menos em traços gerais o que beneficia o undervolt e o impacto no desempenho ? E já agora, undervolt na grafica é possivel e recomendável ?

Cumprimentos,

Bruno Pinto

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas,

Já agora consegues dizer mais ou menos em traços gerais o que beneficia o undervolt e o impacto no desempenho ? E já agora, undervolt na grafica é possivel e recomendável ?

Cumprimentos,

Bruno Pinto
    O Unvervolt permite que as frequências possam chegar um pouco mais alto, já que não está a ser tão limitado pelo calor.
    E tal acaba por ajudar na performance dos cores do cpu. Além de claro ficar mais fresco em termos de temperatura.

Sobre as gráficas, sim é possível mas para isso é necessário saber qual é o modelo e geração dela pois cada modelo tem a sua forma de trabalhar.

Dou um exemplo... Na minha 9070 xt, podemos cortar na voltagem para tirar mais de 100w de consumo o que faz a diferença, além das frequências serem mais altas e estáveis.
    Existe uma pequena perda de performance, mas o ganho em eficiência é simplesmente brutal!

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2025
    Local
    Guarda
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas,

Cumprimentos,

Bruno Pinto
    Bom dia,

Agradecido do fundo do coração. A minha GPU é RTX 3080 MSI Suprim X 10 GB.

Cumprimentos,
    Bruno Pinto

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Bom dia,

Agradecido do fundo do coração. A minha GPU é RTX 3080 MSI Suprim X 10 GB.

Cumprimentos,
    Bruno Pinto
    Boas!
    Nas Nvidia, normalmente o que eu fazia era sempre meter 80% do power em vez de subir para lá dos 100%, não perdes 20% da performance, mas poupas 20% da energia, o que nessas placas mais gulosas ainda é uma boa diferença.

E depois isso reflete-se na capacidade dela de aquecer menos, fazer menos barulho e teres na verdade um sistema um pouco mais estável no geral.

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2025
    Local
    Guarda
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas

Irei fazer. Pode ser pelo MSI Afterburner?
    Entretanto pus o PBO automático pois o PC desliga sozinho e inicia direto na BIOS...

Cumprimentos,
    Bruno Pinto

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas

Irei fazer. Pode ser pelo MSI Afterburner?
    Entretanto pus o PBO automático pois o PC desliga sozinho e inicia direto na BIOS...

Cumprimentos,
    Bruno Pinto
    Boas!
    Nas NVIDIA terás que usar uma ferramenta desse género.

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

Tech Iniciado
    Registo
    Mar 2025
    Local
    Guarda
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas,

Fiz isso mas notei uma quebra enorme de performance.... Não sei o que poderá se estar a passar com o meu computador. Sinto-me frustrado de ter um PC pelo menos QB e tar com estes problemas todos.... Travamentos, quedas brutas de FPS, Quedas de GPU USAGE, ...

Cump

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas,

Fiz isso mas notei uma quebra enorme de performance.... Não sei o que poderá se estar a passar com o meu computador. Sinto-me frustrado de ter um PC pelo menos QB e tar com estes problemas todos.... Travamentos, quedas brutas de FPS, Quedas de GPU USAGE, ...

Cump
    Boa Noite,
    Se baixes para 80% é suposto que tenhas uma pequena baixa de performance tal como se aumentares para 110% irás ter um ligeiro boost (á conta de mais watts e calor).

Do que eu vi, poderás ter algumas aplicações que podem estar a causar os travamentos, em especial as que estão ligadas aos jogos e ao streaming.

Existem algumas que eu pessoalmente não conheço. O teu computador já vinha com o windows e algum software instalado ou foste tu que meteste o windows de raiz?

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

Tech Membro Avatar de Whitecupra
    Registo
    Jan 2021
    Local
    Santarém
    Likes (Dados)
    19
    Likes (Recebidos)
    52
    Avaliação
    0
    Mentioned
    3 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Bem, eu vou dar a minha opinião, uma vez que foste tu que montaste o pc com um colega teu e sempre tiveste essa versão do windows...

Arranjava um disco SSD novo por exemplo, e ligava-o como único disco do sistema.
    Instalava o windows 11 de raiz nesse disco SSD.
    Instalava os drivers mais recentes da tua gráfica, retirados do site do fabricante da GPU
    Depois instalas de novo e apenas os jogos onde notas esses problemas.

Se continuares com problemas, tens um problema de hardware.
    Penso que o @LPC concordará comigo nisto.

Isto servirá para despistar á partida se será software ou hardware (a menos que estejas a instalar algum software "inútil" que te empanque a máquina.
    + Intel Q9550 | Asus P5QL Pro | 8GB DDRII | MSI RX 6600XT | SSD 128gb | Aerocool Masstige White
    + Macbook Pro 13" 2011 16Gb + SDD
    + Ryzen 5 3600 | Gigabyte B550m Aorus Elite | 16GB HyperX Fury Rgb | Gigabyte RX 6700XT | WD SN750 NVMe | Cooler Master Q300L + Seasonic S12III 500w
    Whitecupra no Twitch

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Likes (Dados)
    84
    Likes (Recebidos)
    180
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    41 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de Whitecupra Ver Post
    Bem, eu vou dar a minha opinião, uma vez que foste tu que montaste o pc com um colega teu e sempre tiveste essa versão do windows...

Arranjava um disco SSD novo por exemplo, e ligava-o como único disco do sistema.
    Instalava o windows 11 de raiz nesse disco SSD.
    Instalava os drivers mais recentes da tua gráfica, retirados do site do fabricante da GPU
    Depois instalas de novo e apenas os jogos onde notas esses problemas.

Se continuares com problemas, tens um problema de hardware.
    Penso que o @LPC concordará comigo nisto.

Isto servirá para despistar á partida se será software ou hardware (a menos que estejas a instalar algum software "inútil" que te empanque a máquina.
    Boas!
    É uma boa solução e basta um SSD pequeno de 128gb ou 256gb daqueles SATA. Que custa 20€ para ai.

Testas e verificas se é software ou hardware.

Eu pessoalmente não gosto de AIO´s nunca sabes se existem problemas na bomba ou se o liquido está bom ou se está certo...
    Para o teu sistema qualquer cooler barato fazia o serviço... Tens tantas boas escolhas a ar na amazon por exemplo... qualquer ThermalRight seria excelente ai por meia duzia de trocados...

Podes estar a ter picos de temperatura (que faz com que o cpu desça a velocidade para não queimar) e nem saberes ou te aperceberes...

Cumprimentos,

LPC

CPU:
    AMD Ryzen 7 9800X3D

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 8 users a ver esta thread. (0 membros e 8 visitantes)

Bookmarks

Regras