Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 26
  1. #1
    Tech Novato Avatar de José Alberto
    Registo
    Jul 2014
    Posts
    93
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Lightbulb Programas tipo AI Suite Vs "qualidade" das motherboards

    Olá a todos. Primeiro tópico neste fórum

    Estou em vias de investir num novo sistema e por isso faço muita pesquisa em relação aos componentes e suas caracteristicas.

    Neste momento a única duvida que tenho tem a ver com a motherboard. De um lado, tenho a Asus Z97-A que tem uma boa relação qualidade/preço e sobretudo o AI Suite com perfis de overclock que podemos definir desde o Windows. Do outro, tenho por exemplo a SaberTooth Mark2 que custa o mesmo e tem melhores componentes para overclock -ao menos é o que diz a máquina de propaganda da Asus- mas não tem o tal pormenor de poder escolher a velocidade do processador desde o Windows.

    "Porquê tanta importância a esse programa?" perguntam vocês? porque tendo em conta que o computador vai ter muitas horas de uso entre simples navegação na internet, "office" e jogos (neste caso por periodos curtos e ao fim de semana) não preciso de ter sempre o sistema com overclock. O meu sistema actual está sempre com overclock e acho isso um desperdicio de dinheiro e energia.

    Será que outra marca (MSI, ASRock, etc) oferecem essa funcionalidade em placas "de topo"? lá está, as Asus TUF e ROG não têm essa caracteristica porque foram pensadas para entusiastas com overclock 24/7.

    Ou será que, pura e simplesmente, a Asus Z97-A é boa o suficiente para o que preciso (overclocks esporádicos quando jogo e nada mais)?

    Agradeço os vossos pontos de vista.
    Última edição de José Alberto : 12-07-14 às 08:26
    MSI PRO B660-A DDR4 | Intel Core i5-12400F | 32GB Kingston FURY Beast DDR4-3600MHz | Palit RTX 4070 Jetstream 3 Fan | Sennheiser GSX 1000 | Crucial P2 M.2 250GB 3.0 NVMe + SSD Crucial MX500 2TB | Corsair TX650M | Fractal Arc Midi R2 | Sennheiser HD 559 | Acer Predator Z35P | Windows 11 Pro 64bits

  2. #2
    Moderador Avatar de Winjer
    Registo
    Feb 2013
    Local
    Santo Tirso
    Posts
    12,672
    Likes (Dados)
    30
    Likes (Recebidos)
    208
    Avaliação
    4 (100%)
    Mentioned
    7 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quando fazes OC num CPU moderno ele não fica sempre em OC. Os CPUs tem vários pontos de velocidade ajustáveis com a carga do CPU, feito de forma automática pelo próprio sistema.
    Se fizeres OC, aumentas a velocidade máximo do Turbo. Assim, quando o CPu for puxado por programas pesados ele sobe para a velocidade máxima. Mas em idle continua a ficar nos 16x, por exemplo.
    A velocidade normal continua a ser a default.

    Se vires um CPU moderno a funcionar em utilização normal, reparas que ele está constantemente a saltar de velocidade, para poupar energia e dar o desempenho necessário.
    Ryzen R5 3700X / Noctua NH-D15 / B550 AORUS ELITE V2 / Cooler Master H500 Mesh / 16Gb DDR4 @ 3800mhz CL16 / Gigabyte RTX 2070 Super / Seasonic Focus GX 750W / Sabrent Q Rocket 2 TB / Crucial MX300 500Gb + Samsung 250Evo 500Gb / Edifier R1700BT


  3. #3
    Tech Bencher Avatar de reiszink
    Registo
    Feb 2013
    Posts
    5,769
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Não precisas dessa aplicação, configuras o OC na Bios e os próprios sistemas de poupança de energia da board e CPU fazem o seu trabalho, tal como o Horus disse.
    Última edição de reiszink : 12-07-14 às 11:25
    Intel i7 5820K - ASRock X99M Killer - 16GB G.Skill DDR4 - Gigabyte GTX 980Ti G1 - Plextor M6e 256GB + Samsung 850 EVO 500GB - Corsair H110 - EVGA G3 750W - Acer 27" 144Hz IPS - Zowie EC2-A - Filco Majestouch 2 TKL - HyperX Cloud II Pro

  4. #4
    Tech Novato Avatar de José Alberto
    Registo
    Jul 2014
    Posts
    93
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Não sei se perceberam bem, vou explicar de outra forma:

    Um 4690K está a 3500 em default e vai até aos 3900 em turbo. Posso perfeitamente usar este "perfil" para o dia a dia sem problema e com as poupança de energia activos (o que deve permitir baixar muito mais que os 3500). Para o Flight Simulator X, preciso de um perfil de OC de 4500 ou mais todo o tempo sem poupança de energia. Com o AI Suite da Asus, posso escolher entre o default (3,5-3,9) e o perfil para FSX (4,5 ou mais) no próprio Windows e assim evitar entrar na BIOS/UEFI para mudar settings/perfis cada vez que queira "jogar". E a questão seria, outros fabricantes permitem a mesma coisa ou isso é exclusivo dessas Asus (e digo "dessas" porque as TUF e ROG não permitem escolher o perfil no Windows).

    Isso que referiram é o que tenho hoje em dia com uma MoBo e um processador 775: o meu Q9550 com poupanças ligadas vai dos 2800 aos 3400.

    De todas formas, estou inclinado a comprar a Z97-A.
    Última edição de José Alberto : 12-07-14 às 12:21
    MSI PRO B660-A DDR4 | Intel Core i5-12400F | 32GB Kingston FURY Beast DDR4-3600MHz | Palit RTX 4070 Jetstream 3 Fan | Sennheiser GSX 1000 | Crucial P2 M.2 250GB 3.0 NVMe + SSD Crucial MX500 2TB | Corsair TX650M | Fractal Arc Midi R2 | Sennheiser HD 559 | Acer Predator Z35P | Windows 11 Pro 64bits

  5. #5
    Tech Novato Avatar de xezar228
    Registo
    May 2013
    Posts
    65
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    boas josé, tenho uma asrock z77 extreme 4-m e um i5 3570k, neste momento esta a 4.6GHz com as settings de poupança todas desligadas se quiser por o cpu a stock com as definições de poupança ativas, fazer ele oscilar entre 1.6 a 3.8Ghz, é so ir ao asrock extreme tuner, aplicação da asrock, e mudar de perfil, mas para mudares de perfil tens de o predefinir como é obvio.

  6. #6
    Tech Veterano Avatar de Morais-GT
    Registo
    Jun 2013
    Local
    Wherever I Want
    Posts
    2,861
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    11 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    O meu 3570K tem overclock de 4.4Ghz, mas só quando é preciso, quando eu estou a jogar ele está nos 4.4, quando não estou a fazer nada intensivo ele desce automaticamente para 1.6Ghz, ou um pouco mais dependendo da carga em que ele estiver.

    Não é isto que tu queres?
    Para isso basta fazeres oc na BIOS com as poupanças de energia activadas.


  7. #7
    Tech Novato Avatar de José Alberto
    Registo
    Jul 2014
    Posts
    93
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de xezar228 Ver Post
    boas josé, tenho uma asrock z77 extreme 4-m e um i5 3570k, neste momento esta a 4.6GHz com as settings de poupança todas desligadas se quiser por o cpu a stock com as definições de poupança ativas, fazer ele oscilar entre 1.6 a 3.8Ghz, é so ir ao asrock extreme tuner, aplicação da asrock, e mudar de perfil, mas para mudares de perfil tens de o predefinir como é obvio.
    Obrigado. Não conhecia esse "ASRock Extreme Tuner". Vou dar uma vista de olhos embora neste momento não tenha nenhuma MoBo dessa marca entre as candidatas.

    Citação Post Original de Morais-GT Ver Post
    Não é isto que tu queres?
    Não. A ideia é criar um perfil de OC no Windows e geri-lo a partir daí: ter OC sem poupanças só quando é preciso.
    MSI PRO B660-A DDR4 | Intel Core i5-12400F | 32GB Kingston FURY Beast DDR4-3600MHz | Palit RTX 4070 Jetstream 3 Fan | Sennheiser GSX 1000 | Crucial P2 M.2 250GB 3.0 NVMe + SSD Crucial MX500 2TB | Corsair TX650M | Fractal Arc Midi R2 | Sennheiser HD 559 | Acer Predator Z35P | Windows 11 Pro 64bits

  8. #8
    Tech Novato Avatar de xezar228
    Registo
    May 2013
    Posts
    65
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de José Alberto Ver Post
    Obrigado. Não conhecia esse "ASRock Extreme Tuner". Vou dar uma vista de olhos embora neste momento não tenha nenhuma MoBo dessa marca entre as candidatas.

  9. #9
    Tech Novato Avatar de José Alberto
    Registo
    Jul 2014
    Posts
    93
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Vendo bem, o inicio do tópico poderia ter sido bem menos confuso se tivesse escrito simplesmente: quais são os programas estilo "Asus AI Suite" das diferentes marcas e suas funcionalidades?

    A MSI tem o tal OC Genie mas não sei se faz a mesma coisa.
    MSI PRO B660-A DDR4 | Intel Core i5-12400F | 32GB Kingston FURY Beast DDR4-3600MHz | Palit RTX 4070 Jetstream 3 Fan | Sennheiser GSX 1000 | Crucial P2 M.2 250GB 3.0 NVMe + SSD Crucial MX500 2TB | Corsair TX650M | Fractal Arc Midi R2 | Sennheiser HD 559 | Acer Predator Z35P | Windows 11 Pro 64bits

  10. #10
    GIF Master Avatar de tiran
    Registo
    Apr 2013
    Local
    Moscovo
    Posts
    5,641
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    21
    Avaliação
    16 (100%)
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas... Percebi aquilo que pretendes...

    Na minha opinião? Não vale a pena o trabalho, andar sempre a alternar de perfil em perfil... Prefiro ter um oc na bios, se tiver a jogar ele automáticamente assume os 4.5, se tiver a ver babes no Facebook ou vídeos no YouTube ele está no mínimo, agora ter que andar abrir um programa e ter que manualmente alterar isso não é para mim... Mas cada um é que sabe...


    Isso faz me lembrar os controladores de ventoinhas, ao fim de algum tempo esqueceste que tens isso... Eu tinha as ventoinhas desligadas e depois ia jogar esquecia-me de as ligar... Mais vale encontrar um sweet spot e deixar estar...
    Última edição de tiran : 12-07-14 às 15:13
    GOD OF AWESOME SIGNATURES - KING OF GIFS - TRIGGER OF TROLLS



  11. #11
    Tech Veterano Avatar de Morais-GT
    Registo
    Jun 2013
    Local
    Wherever I Want
    Posts
    2,861
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    11 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de José Alberto Ver Post
    Obrigado. Não conhecia esse "ASRock Extreme Tuner". Vou dar uma vista de olhos embora neste momento não tenha nenhuma MoBo dessa marca entre as candidatas.



    Não. A ideia é criar um perfil de OC no Windows e geri-lo a partir daí: ter OC sem poupanças só quando é preciso.
    Isso é exactamente o que o meu faz.

    O que eu acho é que não percebes como é que oc's funcionam.
    O meu cpu baixa de clock/voltagens e consequentemente de temperatura e de energia consumida, quando não é necessário ele estar a "alta velocidade", quando vou jogar ou benchar ele aumenta.


    Tu disseste que queres que o teu cpu faça isso, mas quando eu o descrevi tu disseste que não é isso.

    Não te percebo.....


  12. #12
    Tech Novato Avatar de José Alberto
    Registo
    Jul 2014
    Posts
    93
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de tiran Ver Post
    Na minha opinião? Não vale a pena o trabalho, andar sempre a alternar de perfil em perfil... Prefiro ter um oc na bios, se tiver a jogar ele automáticamente assume os 4.5, se tiver a ver babes no Facebook ou vídeos no YouTube ele está no mínimo, agora ter que andar abrir um programa e ter que manualmente alterar isso não é para mim... Mas cada um é que sabe...
    Não acho que abrir o programa e seleccionar o perfil seja "muito trabalhoso"? Até acho bem porreiro!

    Citação Post Original de Morais-GT Ver Post
    O que eu acho é que não percebes como é que oc's funcionam.
    O meu cpu baixa de clock/voltagens e consequentemente de temperatura e de energia consumida, quando não é necessário ele estar a "alta velocidade", quando vou jogar ou benchar ele aumenta.
    Eu sei isso tudo e peço desculpa pela confusão criada.

    Basicamente:



    -perfil "performance" para o FSX e outros jogos (embora nenhum exige tanto como esse).
    -perfil "auto" para uso normal.

    Como escrevi no post 9, devia ter criado o post de outra forma. A questão mais correcta seria "os outros fabricantes oferecem o mesmo?" já foi respondido aqui que a ASRock tem algo semelhante.
    MSI PRO B660-A DDR4 | Intel Core i5-12400F | 32GB Kingston FURY Beast DDR4-3600MHz | Palit RTX 4070 Jetstream 3 Fan | Sennheiser GSX 1000 | Crucial P2 M.2 250GB 3.0 NVMe + SSD Crucial MX500 2TB | Corsair TX650M | Fractal Arc Midi R2 | Sennheiser HD 559 | Acer Predator Z35P | Windows 11 Pro 64bits

  13. #13
    Tech Veterano Avatar de Morais-GT
    Registo
    Jun 2013
    Local
    Wherever I Want
    Posts
    2,861
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    11 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de José Alberto Ver Post
    Não acho que abrir o programa e seleccionar o perfil seja "muito trabalhoso"? Até acho bem porreiro!



    Eu sei isso tudo e peço desculpa pela confusão criada.

    Basicamente:



    -perfil "performance" para o FSX e outros jogos (embora nenhum exige tanto como esse).
    -perfil "auto" para uso normal.

    Como escrevi no post 9, devia ter criado o post de outra forma. A questão mais correcta seria "os outros fabricantes oferecem o mesmo?" já foi respondido aqui que a ASRock tem algo semelhante.

    Deixa-me ver se percebi.

    Tu queres fazer algo simples da maneira mais complicada, e queres saber qual o melhor software para o fazer?

    Quanto a isso não te consigo aconselhar, eu tendo a fazer as coisas pela maneira mais simples


  14. #14
    Tech Novato Avatar de José Alberto
    Registo
    Jul 2014
    Posts
    93
    Likes (Dados)
    4
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Um clique é complicado?
    MSI PRO B660-A DDR4 | Intel Core i5-12400F | 32GB Kingston FURY Beast DDR4-3600MHz | Palit RTX 4070 Jetstream 3 Fan | Sennheiser GSX 1000 | Crucial P2 M.2 250GB 3.0 NVMe + SSD Crucial MX500 2TB | Corsair TX650M | Fractal Arc Midi R2 | Sennheiser HD 559 | Acer Predator Z35P | Windows 11 Pro 64bits

  15. #15
    Tech Veterano Avatar de Morais-GT
    Registo
    Jun 2013
    Local
    Wherever I Want
    Posts
    2,861
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    1
    Avaliação
    11 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de José Alberto Ver Post
    Um clique é complicado?
    Não teres que fazer nada é mais complicado que isso?

    I seriously don't understand your logic


 

 
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Tags para esta Thread

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •