Citação Post Original de AgentSuave Ver Post
A minha estratégia vai ser recorrer a um curso online gratuito de SAP (se houver), e depois ir para um mais a sério (e caro) que me ofereça certificação. Estou é À rasca para escolher os módulos. São tantos e alguns tão parecidos, e de cada vez que penso que já vi todos, aparecem mais

Sonas, se me pudesses responder a 3 perguntas, agradecia.

- Alguém que tenha certificação de um dado módulo, em vez de ser só contratado para exercer a função desse módulo, pode bem ser contratado para trabalhar noutra função parecida com esse, certo?

- Para trabalhar por ex no módulo FI (finanças), é exigido quer pelo empregador quer para efeito de eu perceber melhor, ter um background / licenciatura em economia/finanças?

- quando já se tem certificação, ao se aprender/tirar certificação de novo módulo, o custo monetário e de tempo já é menor, ou é de novo um enorme investimento de tempo e graveto?

Obrigado
Bem respondendo as 3 perguntas:

1- Sim mas o SAP e' um mundo enorme e quando tiveres (por exemplo) uma certificação de SD ninguem te vai contratar para fazeres FI no entanto existem modulos que têm mais que uma vertente, como MM que podes apartir de ai começar a trabalhar noutras areas como WM e EWM.

2- Eu diria que em modo geral não, contudo sendo FI um modulo muito especifico e estável (pouco muda nos projectos pois existem leis do pais e europeias se estiveres na EU) convem saberes ou teres um background de Finanças.
O meu primo tirou modulo de SD e o gajo e' arquitecto por isso daqui vês que uma coisa não está ligada à outra, no entanto no caso de FI convem teres background.

3- Nop cada certificação tem o seu preço, mas não te foques muito nisso eu não tenho nenhuma certificação e trabalho em SAP à mais de 7 anos!
No mundo do SAP (fora de PT) o que interessa e' experiência e conhecimento, pouco ou nada interessa teres 2 ou 3 certificações e depois 0 projectos feitos e apenas 6 meses de SAP, imediatamente os PM (project managers) vão perceber que pouco ou nada sabes.

Vê as coisas assim, 5 anos de experiência com 3 projectos completos e 0 certificações e' melhor que 5 certificações e 0 projectos completos

E' confuso mas com tempo acho que da para se perceber.

Citação Post Original de AgentSuave Ver Post
Obrigado é que estou um bocado perdido e nem sei por onde começar, e como é um investimento grande não me apetecia nada começar pelo módulo errado.
Ainda assim pelo que me apercebi, aqueles que possam ter mais a ver comigo talvez sejam os Basis (pelo que vi, o mais fraco), Hana, e Abap. Mas os outros tipo MM, Fi, BI ou SD parecem dar não só mais salário, como também entrada mais imediata.
Modulos sim tens muitos:
1. Basis
2. ABAP/4 Programming
3. FI (Financial Accounting)
4. CO (Controlling)
5. EC (Enterprise Controlling)
6. TR (Treasury)
7. IM (Investment Management)
8. HR (Human Resource)
9. SD (Sales and Distribution)
10. Logistics Information System
11. MM (Materials Management)
12. PM (Plant Maintenance)
13. PP (Production Planning)
14. QM (Quality Management)
15. BW (Business Warehousing)
16. IS (Industry Solutions) / SAP for Industries specific solutions
17. CS (Customer Service)
18. SMB
19. CA (Cross Application Components)
20. PS (Project Systems)
21. mySAP SEM
22. mySAP CRM (Customer Relationship Management)
23. mySAP Product Life Cycle Management
24. SCM (SAP Supply Chain Management)
25. Netweaver
26. mySAP SRM (Supplier Relationship Management)

No entanto diria que fosses ver cada um (wikipedia, SAP site) para teres uma ideia do que se enquadra mais com a tua personalidade e experiencia

Mais logo deixo ai alguns exemplos de experiência = modulo sap.

Abraços!