Registar
Página 240 de 240 PrimeiroPrimeiro ... 140190230238239240
Resultados 3,586 a 3,595 de 3595
    @fakemeta realmente portas Sata nunca são de mais. Não vou meter controladoria RAID, até porque aquilo que quero não justifica.
    O material restante já tenho de builds passadas.
    O SO vai ser debian/ubuntu em CLI apenas

O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Avaliação
    31 (100%)
    Citação Post Original de dblaster Ver Post
    @fakemeta realmente portas Sata nunca são de mais. Não vou meter controladoria RAID, até porque aquilo que quero não justifica.
    O material restante já tenho de builds passadas.
    O SO vai ser debian/ubuntu em CLI apenas
    Boas!
    4 Portas SATA é o que precisas e nada mais...

Metes 4 discos em Raid 0+1 ou Raid 5 e estás pronto a seguir viagem.
    Tem apenas atenção ao suporte por software para o RAID se o OS tem bom suporte.

Idealmente seria o Raid por hardware, mas numa build low cost não se justifica.
    Assumo que irás depois usar o Plex correcto?

Cumprimentos,

LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 5 3600 - 4.2Ghz @ 1.30v - Board: MSI AMD B450M Mortar MAX - RAM: 16 GB DDR4 G.Skill RipJaws V 3200Mhz CL14 - GPU:TBA - Monitor: BenQ EW3270U 4k HDR
    Case: Thermaltake Core V21 - Cooling: 5x Arctic Cooling P14 PWM PST - CPU Cooler: Noctua NH-D15S + 1x Arctic Cooling P14 PWM PST - Storage: Intel 660p NVMe 2TB + WD SN520 NVMe 512GB - PSU: Corsair HX1200i

Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Avaliação
    2 (100%)
    Citação Post Original de LPC Ver Post
    Boas!
    4 Portas SATA é o que precisas e nada mais...

Metes 4 discos em Raid 0+1 ou Raid 5 e estás pronto a seguir viagem.
    Tem apenas atenção ao suporte por software para o RAID se o OS tem bom suporte.
    Para algo básico é suficiente sim. Aliás, a maioria dos NAS da Synology/QNAP destinados ao consumidor tem entre 2 a 4 baías para discos.

Só o alertei porque no futuro poderá precisar de mais portas SATA se decidir de fazer algo mais avançado.

A título de exemplo pessoal, a motherboard do meu NAS tem 8 portas SATA das quais 6 estão a ser utilizadas. Tenho FreeNAS instalado.

- 1 SSD para o sistema operativo (não confio FreeNAS instalado em pens USB, nem sequer é recomendável nas últimas versões)
    - 1 SSD para download de torrents e instalação de plugins. Apenas instalei o qbittorrent para os torrents e nada mais
    - 3 discos em RAIDZ-1, o equivalente a RAID-5 para armazenamento
    - 1 disco para "lixo". Tudo aquilo que é apagado vai para esta pasta. Se um dia precisar do que apaguei, a recuperação é fácil

Mas eu não sou o melhor exemplo para o average user

@LPC não devo meter plex porque não devo ter conteúdo para isso. Mas posso pesquisar e implementar.
    RAID 1 talvez e depois será para serviços de rede como samba, vpn entre outros.

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Avaliação
    31 (100%)
    Citação Post Original de dblaster Ver Post
    @LPC não devo meter plex porque não devo ter conteúdo para isso. Mas posso pesquisar e implementar.
    RAID 1 talvez e depois será para serviços de rede como samba, vpn entre outros.
    Boas!
    Pelo menos Raid 1 é importante para uma NAS, se precisares de espaço podes começar com Raid 5 com 3 discos (tens sempre 1 de segurança).
    Já sabes é que perdes performance assim...

Para mim a configuração ideal é Raid 0+1.

Eu pessoalmente uso NAS da Synology, preferi fazer o investimento e comprar logo algo... bom.
    Já a tenho á alguns anos e comprei na altura 4 discos de 2TB para NAS.

Tinha comprado mais um de spare, mas curiosamente ao fim de 4 anos, 1 começou a dar problemas e depois um segundo disco começou também a morrer...
    Tive que os trocar, mas de resto nada a apontar...

Cumprimentos,

LPC
    CPU: AMD Ryzen 5 3600 - 4.2Ghz @ 1.30v - Board: MSI AMD B450M Mortar MAX - RAM: 16 GB DDR4 G.Skill RipJaws V 3200Mhz CL14 - GPU:TBA - Monitor: BenQ EW3270U 4k HDR
    Case: Thermaltake Core V21 - Cooling: 5x Arctic Cooling P14 PWM PST - CPU Cooler: Noctua NH-D15S + 1x Arctic Cooling P14 PWM PST - Storage: Intel 660p NVMe 2TB + WD SN520 NVMe 512GB - PSU: Corsair HX1200i

Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Avaliação
    31 (100%)
    Citação Post Original de fakemeta Ver Post
    Para algo básico é suficiente sim. Aliás, a maioria dos NAS da Synology/QNAP destinados ao consumidor tem entre 2 a 4 baías para discos.

Só o alertei porque no futuro poderá precisar de mais portas SATA se decidir de fazer algo mais avançado.

A título de exemplo pessoal, a motherboard do meu NAS tem 8 portas SATA das quais 6 estão a ser utilizadas. Tenho FreeNAS instalado.

- 1 SSD para o sistema operativo (não confio FreeNAS instalado em pens USB, nem sequer é recomendável nas últimas versões)
    - 1 SSD para download de torrents e instalação de plugins. Apenas instalei o qbittorrent para os torrents e nada mais
    - 3 discos em RAIDZ-1, o equivalente a RAID-5 para armazenamento
    - 1 disco para "lixo". Tudo aquilo que é apagado vai para esta pasta. Se um dia precisar do que apaguei, a recuperação é fácil

Mas eu não sou o melhor exemplo para o average user
    Boas!
    Pois...

Isso é capaz de ser mesmo overkill para o dblaster, do que eu percebi ele quer algo mais simples....

Hehehe...

Cumprimentos,

LPC

O Steve Burke à uns tempos fartou-se de falar bem da Synology e a fiabilidade da NAS em si com duas unidats estragadas e o suporte, que não era 5 estrelas. Bem como o tempo que ficou pendurado.
    Pessoalmente gosto de ser livre e aquilo para mim é caro e com peças proprietárias ainda pior. Mas para quem possa e saiba, acredito que um descanso.

Registo
    Mar 2017
    Avaliação
    2 (100%)
    Synology é como se fosse a Apple dos NAS pelo casamento que faz entre o hardware e software.

Hardware que pode parecer um bocado sub-dimensionado, software de excelência (não apenas o DSM mas também as aplicações mobile/desktop), atualizações de software, limitação de upgrades (tipo RAM em alguns modelos)...

Já tive um Synology de duas baías mas preferi dar um step-up... Agora tenho um NAS com motherboard server-grade que permite ligar até 8 discos, numa caixa silenciosa que acomoda até 10 discos, 24 GB RAM DDR4 ECC, processador quad-core, 4 portas RJ-45... Tem FreeNAS e não sinto falta de nenhuma funcionalidade do DSM da Synology.

Além da típica configuração inicial das pools/datasets/shares e das permissões de acesso, apenas tive de configurar à unha algumas tarefas periódicas tipo testes smart short/long, scrub às pools e snapshots diários. Tenho também um report bi-mensal com o estado do NAS em detalhe. Tudo isto está muito bem documentado pela internet fora... A única coisa que não achei straightforward foi a configuração do qbittorrent.

Até o acesso remoto à UI do NAS e à interface do qbittorrent cheguei a configurar mas desliguei por razões de segurança.
    Última edição de fakemeta : Ontem às 20:32

O meu medo nos sistemas unix like é que não consigo aceder aos discos em Windows se tiver de ligar fisicamente ao desktop em caso de avaria/despiste.

Registo
    Mar 2017
    Avaliação
    2 (100%)

[ Convívio ] Conversa da Treta 2

Se tiveres esse medo ficas demasiaso limitado nos file systems que podes escolher. Nativamente Windows lê NFTS, exFAT, FAT16/32 e ReFS. Tudo o resto está dependente de software third party.

Esse medo também invalida usares qualquer RAID que tenha paridade tipo RAID-5.

Página 240 de 240 PrimeiroPrimeiro ... 140190230238239240

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras