Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Discos para NAS

  1. #1
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Discos para NAS

    Boas, malta.
    E é desta que vou arrancar com a minha 2a NAS.
    Numa residência tenho o DLINK 320L com WD Green 1.5T + WD Green 1.0T e noutra vou montar o "main" NAS
    Assim, para o meu HP N40L pretendo comprar 3 ou 4 discos e andei a ver o mercado.
    A ideia seria manter o baixo consumo e silêncio e já que vi os WD "Green" agora são "Blue".
    Sendo que apenas desativei o parking nos anteriores (e ja lá anos), a minha ideia era fazer o mesmo no novos.
    Ou devo ponderar mesmo a versao RED? É que pelo que vi, são mesmas especificações com 3 anos de garantia mas + 40% do preço...
    Questionário:

    1- Qual ou quais componentes queres comprar ?
    HDD 3.5"


    2- Qual o orçamento disponível ?
    Até 200€

    3- Quando pensas comprar ?
    Assim que decidir


    4- Qual a configuração do teu computador ?
    HP N40L com 4 baías SATA


    5- Que tipo de uso terá o computador ?
    NAS

    6- Pensas em fazer overclock ?
    N/A


    7- Tens preferência por loja ? Ou zona do país ?
    PCdiga, para descontar nota de crédito.


    8- Sabes montar o sistema ?
    Sim

  2. #2
    Tech Iniciado Avatar de dcruz
    Registo
    Nov 2014
    Posts
    35
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Ois,

    Eu na minha NAS, tenho so WD red's. Antes tinha uma mistura de greens e red (basicamente reutilizei um par de greens que tinha). Mas aos poucos fui mudando, quando configurei a minha synology coloquei com 1 um hotspare, que basicamente faz com que possa perder 1 disco e nao perca os dados. Portanto aos poucos fui trocando os greens pelos reds.
    Se queres que te diga acho que os red sao mais adequados. Quando usei os greens notei que a temperatura destes em relação aos red era maior. Penso que se nao tiveres a NAS sempre ligada poder'a ser irrelevante, mas por exemplo no caso da minha
    NAS que esta sempre ligada eu preferi nao arriscar .
    Muitas vezes a escolha pode passar por nao queres arriscar em perder os dados que venhas a ter na NAS.

    Abraço

  3. #3
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    È que atualmente RED custa +-70€ e BLUE (antigo green) 50€ ... :/

  4. #4
    Tech Iniciado Avatar de dcruz
    Registo
    Nov 2014
    Posts
    35
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Pois, nao e uma escolha fácil.
    Podes sempre optar pelas green/blues, mas eu aconselho te a teres 1 disco de falha de tolerâncias pelo menos (pelo sim pelo nao), quando montares o sistema RAID ou similar
    Deste modo caso um dos discos vá a vida, nuca perdes os dados da NAS. O Downside e que perdes algum espaço no global dos discos (mais uma vez e um compromisso entre perderes tudo ou nao )

    Eu tenho uma synology que tem um sistema Raid deles (podes usar RAID normal mas podes perder mais espaço ainda). O sistema que tenho agora e Synology Hybrid RAID (SHR) (With data protection of 1 disk fault-tolerance)
    Como te disse no post anterior com este sistema foi fácil depois trocar os discos, basicamente depois tirar 1 e colocar o novo e fazer repair e ele automaticamente fica adicionado, sem se perder qq dado.

    Nao sei que sistema tas a montar, mas existem varias opções semelhantes a que te digo.

    Podes sempre começar com um sistema mais barato (eu também comecei assim), e com discos mais pequenos e depois com o tempo pensares em fazer upgrade posteriormente (caso fiques sem espaço)

  5. #5
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Sim, eu conheço e tou tentado no xpe pra correr DSM tb, por causa do SHR. Mas entre esse e freenas (ZFS) ou openmediavault, será sempre algo com redundância.

 

 

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 2 users a ver esta thread. (0 membros e 2 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •