Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 58
  1. #16
    Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    304
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Estás enganado.

    Eu sei perfeitamente que os programas que ele especificou correm em arquitecturas AMD (e provavelmente se for necessário usar outro tipo de software no futuro também correrá, visto que as incompatibilidades como me aconteceu a mim são raras).

    Aquilo que eu sei, porque fiz alguma pesquisa e estou informado, algo que tu não estás, é que aqueles programas em específico não tiram proveito de arquitecturas AMD. Ele não vai renderizar o dia todo e a renderização deve ocupar apenas uma pequena parte do seu trabalho.

    Falas em pagar "o dobro" como se fosse assim muito. São ~250€, diluídos em 5 anos não é nada.

  2. #17
    Tech Bencher Avatar de reiszink
    Registo
    Feb 2013
    Posts
    5,769
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de MTPS Ver Post
    Mas de novo, para o tipo de utilização que vai existir, nesta altura não considero uma boa decisão investir no 9900K quando os Ryzen II estão a 1/2 meses de chegar ao mercado e acredito que vão arruinar o valor do 9900K.
    Os novos Ryzen só chegam ao mercado para Junho/Julho, a correr bem. A AMD disse na CES mid 2019 em diante.
    Intel i7 5820K - ASRock X99M Killer - 16GB G.Skill DDR4 - Gigabyte GTX 980Ti G1 - Plextor M6e 256GB + Samsung 850 EVO 500GB - Corsair H110 - EVGA G3 750W - Acer 27" 144Hz IPS - Zowie EC2-A - Filco Majestouch 2 TKL - HyperX Cloud II Pro

  3. #18
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de fakemeta Ver Post
    Estás enganado.

    Eu sei perfeitamente que os programas que ele especificou correm em arquitecturas AMD (e provavelmente se for necessário usar outro tipo de software no futuro também correrá, visto que as incompatibilidades como me aconteceu a mim são raras).

    Aquilo que eu sei, porque fiz alguma pesquisa e estou informado, algo que tu não estás, é que aqueles programas em específico não tiram proveito de arquitecturas AMD. Ele não vai renderizar o dia todo e a renderização deve ocupar apenas uma pequena parte do seu trabalho.

    Falas em pagar "o dobro" como se fosse assim muito. São ~250€, diluídos em 5 anos não é nada.
    Se quisermos ser literais, o 9900K é o melhor processador.

    Mas a questão é que pagar + 86% do valor por um processador que oferece 13% maior desempenho overall em tudo quanto são testes de produtividade, não é muito racional.

    Especialmente para um utilizador que está habituado a dual-core com 13 anos, não acredito que um segundo ali, outro acolá fará qualquer tipo de diferença.

    Não estou informado? Operacionaliza "não tirar proveito". É apenas natural que nem todos os programas utilizem os processadores no seu pleno de capacidade, mesmo o 8400 não fica longe na maioria das aplicações que que não sejam pure multi-tasking...

  4. #19
    Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    304
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Eu fiz a minha pesquisa antes de recomendar o processador. Posso colocar aqui as evidências que me levaram a aconselhá-lo, se necessário.

    Mais importante que falar em diferença de preço relativa, é falar em valores absolutos. São entre 250€ a 300€ a mais (dependendo da loja onde se compare) para um PC que vai durar bem mais do que os nossos e vai ser usado 80% para trabalho e temos um orçamento de 2500€.

  5. #20
    Tech Mestre Avatar de SleepyFilipy
    Registo
    Apr 2013
    Posts
    3,972
    Likes (Dados)
    13
    Likes (Recebidos)
    19
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de MTPS Ver Post
    Operacionaliza "não tirar proveito"
    Acho que querias dizer "Elabora"...

    Não trabalhando com qualquer desses softwares, mas já tendo tido tanto Intel quanto AMD em plataformas recentes (Ryzen e Skylake X) como também mais antigas, posso dizer o seguinte.

    Intel é para quem não olha a preço e quer ter a melhor performance, sabendo que vai pagar mais por isso (podendo até ter um rácio de custo/performance absurdo).

    AMD (Ryzen) é uma plataforma extremamente competente, com um custo/benefício excelente, para quem quiser ser mais comedido nas compras e ainda assim ter uma performance altamente capaz. A performance não será tão elevada quanto a da Intel, mas também não ficará tão caro.

    A escolha é de cada um e vai do modo de pensamento de cada um, não há aqui uma escolha mais ou menos acertada, porque cada um manda na sua carteira como quer, tão simples quanto isso.



    PS: Isto posso ser só eu, mas se eu estivesse a pedir ajuda para montar uma build, ia ter sérias dificuldades em confiar na isenção dos conselhos sobre material, de alguém que assina posts com "AMD em todo o lado, morte à Intel"
    Última edição de SleepyFilipy : 18-01-19 às 17:43
    Dell G15

  6. #21
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de SleepyFilipy Ver Post
    Acho que querias dizer "Elabora"...

    Não trabalhando com qualquer desses softwares, mas já tendo tido tanto Intel quanto AMD em plataformas recentes (Ryzen e Skylake X) como também mais antigas, posso dizer o seguinte.

    Intel é para quem não olha a preço e quer ter a melhor performance, sabendo que vai pagar mais por isso (podendo até ter um rácio de custo/performance absurdo).

    AMD (Ryzen) é uma plataforma extremamente competente, com um custo/benefício excelente, para quem quiser ser mais comedido nas compras e ainda assim ter uma performance altamente capaz. A performance não será tão elevada quanto a da Intel, mas também não ficará tão caro.

    A escolha é de cada um e vai do modo de pensamento de cada um, não há aqui uma escolha mais ou menos acertada, porque cada um manda na sua carteira como quer, tão simples quanto isso.



    PS: Isto posso ser só eu, mas se eu estivesse a pedir ajuda para montar uma build, ia ter sérias dificuldades em confiar na isenção dos conselhos sobre material, de alguém que assina posts com "AMD em todo o lado, morte à Intel"
    Não, queria mesmo dizer operacionaliza no sentido de me mostrar os ganhos na operação. Como eu falo ai...não são 1 ou 2 segundos que vão fazer valer 86% de custo superior.

    Essa assinatura...tu sabes melhor que isso. Se houver dúvidas para o user, cá em casa mora o 8700k, mas com isto não me sinto condicionado em reafirmar o valor estupendo da plataforma AM4, particularmente para casos como este.

  7. #22
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de fakemeta Ver Post
    Eu fiz a minha pesquisa antes de recomendar o processador. Posso colocar aqui as evidências que me levaram a aconselhá-lo, se necessário.

    Mais importante que falar em diferença de preço relativa, é falar em valores absolutos. São entre 250€ a 300€ a mais (dependendo da loja onde se compare) para um PC que vai durar bem mais do que os nossos e vai ser usado 80% para trabalho e temos um orçamento de 2500€.
    Vai durar bem mais do que os nossos não é bem assim. O dono pode querer, mas o material dura o que tem que durar. Mas se queres ir por ai...eu dou-te um simples xeque-mate.

    Vamos supor: Optar pelo Ryzen agora, permite-lhe realizar uma poupança que se for usada daqui a 2-3 anos, comprará uma diferença de performance substancialmente superior ao que existe hoje em dia entre estes dois chips, para além de adquirir novamente material novo, com garantia renovada.

    Este é o meu ponto. Mas cada um é dono da sua carteira. Simplesmente tenho experiência suficiente para conseguir perceber onde existe racionalidade e onde não existe. Também nem sempre a sigo, mas fica o conselho.

  8. #23
    Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    304
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Ele disse claramente que o sistema tem de ser funcional entre 5 a 10 anos. Porque é que já estás a planear upgrades para coisas substancialmente superiores dentro de 2 ou 3 anos?

    Em relação ao não tirar proveito...

    Estes resultados são sobre TR:

    Having 16 separate cores is somewhat overkill for the purposes of SOLIDWORKS. Most of the program is single-threaded so you would be having one thread maxed out and 15 (or 31) threads sitting idle or running background processes.
    Most of solidworks is single threaded (modeling, viewport, drawing, etc). However, solidworks simulation and flow sim are indeed multithreaded, and perform at its best at 8 to 10 cores.
    (basicamente o que eu tinha dito, grande parte do trabalho dentro do SolidWorks é single-thread)

    Agora sobre o Autodesk Inventor
    Este não é TR mas sim Ryzen:

    Although I can't speak directly for 3DS Max and threadripper, what I found with Ryzen was that it only excels at one thing.... tasks which requires 100% brute force CPU usage for long long long periods of time. So for final renders I'm sure it's great, but for everything leading up to that point it was terrible. I even underclocked a 8700K to a lower core frequency than the Ryzen7 1700X and the 8700K still massively outperformed it.
    Mais, sobre Ryzen / TR
    On that basis, AMD Ryzen was much worse compared to the Intel alternatives due to the single threaded nature of most Autodesks code.
    E continua a dizer que eu já tinha dito anteriormente, apenas uma parte do trabalho é que é beneficiada pelo poder de processamento de TR:

    Threadripper is a great CPU no doubt, but it will only benefit 100% all-core utilisation work flows like final rendering output, video exporting/encoding, anything that takes all those cores and goes 100% over prolonged sustained periods of time. Here's the thing, that doesn't happen during the modeling phase or scene creation & design. It barely ever happens in Inventor, not even during tasks like FEA. So for almost everyone here, they'll benefit from fewer faster cores which objectively Intel is much better at right now.
    Portanto se TR tem a perfomance que tem nestas aplicações, como será um Ryzen... (eventualmente será melhor na maior parte das tarefas se tiver mais clock )

    Em relação à programação C++ que também será usada, provavelmente importa ver o tempo de compilação de código.

    Long story short, of the Intel and AMD systems tested with Ubuntu 18.04 x86_64, the biggest winner was Intel Skylake hardware seeming to show performance improvements most often but also the AMD Zen performance did improve too in a number of the tests carried out for this article today.
    Uma comparação entre 8700K, 2700X e outros CPUs... infelizmente o 9900K não entra na comparação mas é fácil prever quem teria sido o campeão.

  9. #24
    Tech Mestre Avatar de SleepyFilipy
    Registo
    Apr 2013
    Posts
    3,972
    Likes (Dados)
    13
    Likes (Recebidos)
    19
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Já que é para operacionalizar, foi inclusive feito um comparativo caseiro aqui no fórum entre um 2700X e um 7820X (o 9900k conta com os mesmos núcleos e mais clock).

    https://www.portugal-tech.pt/showthread.php?t=5688



    Ou seja, até um 7820X a ser capado, conseguiu melhores resultados que o Jesus da AMD. Lembrando que o 7820X foi lançado em Junho de 2017 e o 2700X lançado em Abril de 2018, ou seja, quase um ano mais tarde.

    Lembrando que benchmarks simulam situações de dia a dia, portanto esse tipo de uso num cenário intensivo resultaria em ganhos acrescidos. E se vierem com a conversa de que o Intel só está na frente porque tem clock maior e o Ryzen podia ser casado com melhores memórias e blá blá blá, então SURPRESA, isso é precisamente um dos pontos fortes da Intel, clocks mais elevados, um CPU que tolera melhor temperaturas mais elevadas, e que não depende de cherry picking nas memórias para ter o seu desempenho em ordem.

    Não vou ficar aqui a afirmar ao utilizador que daqui a 2 ou 3 anos faz um upgrade com muito maior performance com o dinheiro que poupou, porque primeiramente, futurologia é com a Maia e eu não tenho bola de cristal, e segundo, porque o que aconteceu desde o lançamento da arquitetura Core, mostra precisamente o contrário, que a cada lançamento foi somente um ganho incremental de performance, e isto não acontece há 2 anos, acontece há uma década... Então na minha opinião, que pouco ou nada vale, isso é vender sonhos. Quem nos últimos 2 anos duplicou a performance em relação a arquitetura anterior, foi a AMD, mas também, o que tinham antes até já dava pena, já passava do tempo de terem conseguido, portanto parabéns pelo Ryzen, demorou mas chegou.

    Mas ainda bem que há gente aqui com uma boa dose de experiência para ditar o que é racional e o que não é, já eu como pouco sei e não sou racional, agarro-me aos números.
    Última edição de SleepyFilipy : 19-01-19 às 00:28
    Dell G15

  10. #25
    Tech Iniciado
    Registo
    Jan 2019
    Posts
    25
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Agradeço as vossas sugestões mas tenho que avançar com a escolha dos componentes.

    Neste momento o processador está escolhido e será o i9 9900k da Intel.

    Agora queria avançar para a motherboard. A minha maior preocupação é a compatibilidade dos vários componentes e a capacidade de fazer OC a 5.0Ghz do i9.

    Tenho estado a consultar o PCparticker.com para ver alguns sistemas e comentários e fiquei surpreendido com a enorme quantidade de mobos disponíveis para este processador.

  11. #26
    Tech Membro Avatar de dblaster
    Registo
    Aug 2014
    Posts
    1,136
    Likes (Dados)
    14
    Likes (Recebidos)
    10
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Concordo com o @fakemeta
    Se é para trabalho que está optimizado e tira partido acrescido do Intel. força.
    Se fosse para utilização generalista era ryzen.
    Sendo tudo novo e sem orçamento limitativo ainda melhor.
    Sobre as boards atualmente tenho ASUS C6H porque na altura do lançamento dos ryzen não tinha a taichi da ASRock. Convém ver isso bem porque houve aí umas taichi recentes.que eram overpriced para o que tinham. Mas a ASUS também preocupou-se mais com tornar as boards alegóricas do que outra coisa.
    Tive uma ASRock X99M killer e amei

  12. #27
    Tech Novato
    Registo
    Jan 2019
    Posts
    93
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de luisr320 Ver Post
    e a capacidade de fazer OC a 5.0Ghz do i9
    Muito sinceramente 5.0 GHz vais conseguir em qualquer motherboard. Se a ideia é não ultrapassar de 5.0ghz.

    Enviado do meu ASUS_Z01RD através do Tapatalk

  13. #28
    Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    304
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Na motherboard o meu voto vai para uma Asrock Z390 Taichi.

    Comparativo de boards Z390: https://i.redd.it/6j8i71dbrxv11.png

    Se fosse eu a comprar ia para algo tipo isto:
    Intel Core i9 9900K 8-Core
    ASRock Z390 Taichi
    G.SKILL Trident Z 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16
    Palit GeForce® RTX 2080 Super JetStream 8GB GD6
    Crucial MX500 1TB 3D TLC SATA
    Corsair RM 750x v2
    Fractal Design Define R6
    Noctua NH-D15

    Total: 2465€ dividido pela globaldata e pcdiga.

    Se for imperativo 32 GB de RAM... estou a ver duas alternativas:
    - comprar Ryzen em vez de Intel
    - ou comprar uma RTX 2070 em vez de uma RTX 2080
    Em ambos os casos a diferença de preço paga o upgrade de 16 GB para 32 GB.

    Depois há coisas que podem ser mudadas por gosto pessoal.
    Por exemplo a gráfica pode ser trocada por uma MSI RTX 2080 DUKE (mais 10€) ou outro modelo igualmente bom, à volta daquele preço.
    O SSD se não for necessário 1 TB poderá ser trocado por um de 500 GB.
    Fonte... há outras fontes igualmente boas por exemplo a EVGA G3 750W.
    Ainda há margem para comprar um cooler com refrigeração líquida em vez do Noctua.
    E caixa, é o componente mais pessoal de todos.
    Última edição de fakemeta : 19-01-19 às 12:36

  14. #29
    Tech Mestre Avatar de SleepyFilipy
    Registo
    Apr 2013
    Posts
    3,972
    Likes (Dados)
    13
    Likes (Recebidos)
    19
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de fakemeta Ver Post
    Ainda há margem para comprar um cooler com refrigeração líquida em vez do Noctua.
    É algo que não recomendo se o PC ficar ligado por longos períodos sem que o utilizador esteja por perto. Para PCs de trabalho, especialmente de carga pesada, recomendo um bom cooler a ar. O Noctua por exemplo é cooler para continuar a dissipar calor através do airflow da caixa, caso a ventoinha principal tenha um problema.

    A nível de motherboard, aí sim pode fazer €60 de poupança e ainda assim ter uma motherboard muito competente ao escolher a Gigabyte Z390 Aorus Elite.

    A nível de fonte, poderia ir para a Bitfenix Formula 650w, na Globaldata essa Corsair está por volta de €120 e a Bitfenix Formula 650w que chega perfeitamente para esse sistema está por €80.

    Quem sabe com um ajuste aqui e ali, se consegue chegar aos 32Gb de memória. Nessas duas alterações já são €100 sem precisar de mexer no CPU.
    Dell G15

  15. #30
    O Administrador Avatar de LPC
    Registo
    Mar 2013
    Local
    Multiverso
    Posts
    17,813
    Likes (Dados)
    74
    Likes (Recebidos)
    154
    Avaliação
    31 (100%)
    Mentioned
    31 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de SleepyFilipy Ver Post
    É algo que não recomendo se o PC ficar ligado por longos períodos sem que o utilizador esteja por perto. Para PCs de trabalho, especialmente de carga pesada, recomendo um bom cooler a ar. O Noctua por exemplo é cooler para continuar a dissipar calor através do airflow da caixa, caso a ventoinha principal tenha um problema.

    A nível de motherboard, aí sim pode fazer €60 de poupança e ainda assim ter uma motherboard muito competente ao escolher a Gigabyte Z390 Aorus Elite.

    A nível de fonte, poderia ir para a Bitfenix Formula 650w, na Globaldata essa Corsair está por volta de €120 e a Bitfenix Formula 650w que chega perfeitamente para esse sistema está por €80.

    Quem sabe com um ajuste aqui e ali, se consegue chegar aos 32Gb de memória. Nessas duas alterações já são €100 sem precisar de mexer no CPU.
    Boas!
    Concordo em pleno...

    Nada bate a fiabilidade de um bom cooler a AR. Idealmente se tiver 2 ventoinhas, em teoria se uma falhar não sofres nenhuma falha catrastófrica no teu sistema porque terás sempre a outra a circular ar no cooler.
    Podes é fazer como o Sleepy disse, poupas um pouco na board e um pouco na fonte, e tentas duplicar a ram, que irá dar muito geito a nível de trabalho.

    Cumprimentos,

    LPC
    My Specs: .....
    CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D :-: Board: MSI B550M BAZOOKA :-: RAM: 64 GB DDR4 Kingston Fury Renegade 3600 Mhz CL16 :-: Storage: Kingston NV2 NVMe 2 TB + Kingston NV2 NVMe 1 TB
    CPU Cooling Solution: ThermalRight Frost Commander 140 Black + ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM :-: PSU: Corsair HX 1200 WATTS
    Case: NZXT H6 FLOW :-: Internal Cooling: 4x ThermalRight TL-C12B-S 12CM PWM + 4x ThermalRight TL-C14C-S 14CM PWM
    GPU: SAPPHIRE
    NITRO+ AMD RADEON RX 7800 XT - 16 GB :-: Monitor: BenQ EW3270U 4K HDR


 

 
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •