Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 58
  1. #1
    Tech Iniciado
    Registo
    Jan 2019
    Posts
    25
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Pedido de ajuda para montar computador mid-top.

    Os meus cumprimentos à comunidade. O meu nome é Luis Rodrigues e tenho 55 anos.
    O último PC que montei, um Core 2 Duo OC a 4.1 Ghz e refrigerado a líquido, já tem cerca de 10 anos e está na hora de fazer o merecido descanso dos guerreiros.

    Precisava, por isso, da ajuda dos Gurus deste Fórum para me darem alguma orientação para montar um novo sistema.

    Deixo aqui as minhas respostas ao questionário que encontrei no Fórum:

    1- Qual o orçamento disponível?
    O meu orçamento ronda os 2.500€. Prefiro gastar um pouco mais agora e garantir que o sistema seja funcional nos próximos 5 a 10 anos.

    2- Quando pensas comprar o sistema ?
    Durante o mês de Fevereiro, altura em que estou de férias e tenho o tempo necessário para fazer isto com calma.

    3- Que tipo de uso terá o sistema?
    80% trabalho e 20% lazer.
    a- Para jogar, por favor referir a que resolução estas a pensar jogar e que jogo/s
    Por lazer quero dizer alguns jogos do Steam, como Call of Duty, Battlefield e pouco mais.

    b- Se é para trabalhar, por favor indicar que programas irás utilizar
    Por trabalho falo de programação C++ usando o Visual Studio, renderização de vídeo, Office, SolidWorks/Autodesk Inventor, produção de conteúdos vídeo e Powerpoint.

    4- Tens algum componente que se vá aproveitar para o sistema ?
    Vou aproveitar 2 HDD que tenho de 1 TB de 7200RPM para backups

    5- Necessitas de periféricos ? Quais ?
    Não

    6- Pensas em fazer overclock ?
    Sim com possível refrigeração AIO do processador

    7- Tens preferência por loja ? Ou zona do país ?
    PC Diga Benfica, Globaldata Cascais, ou outras que sugiram, mas na área de Lisboa.


    8- Sabes montar o sistema ?
    Sim

    Dito isto, gostaria de abordar a escolha dos componentes por partes.


    1. Processador:


    Estava a pensar usar um processador AMD Ryzen Threadripper 2920X 12-core 3.5GHz c/ Turbo 4.3GHz 38MB SktTR4.

    Está à venda na PC Diga por 694,90€, um preço que me parece razoável. Sempre fui fã da Intel, mas acho que a Intel se deixou adormecer na formatura e a AMD passou-lhe à frente nesta eterna luta dos processadores.
    O que vos parece?

  2. #2
    Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    304
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    O primeiro passo visto que o PC é 80% para trabalho - e para prevenir futuros dissabores - é confirmar que todo o software que usas agora e planeias usar no futuro corre em plataformas da AMD.

    Em caso afirmativo, terás que avaliar se o software que usas tira partido da arquitectura da AMD (neste caso, Threadripper).

    Fiz uma pesquisa rápida no Google e cheguei á conclusão, através de fóruns do solidworks/autodesk, que esses 2 softwares em partícular não tiram partido dos processadores Threadripper.
    Ajudaria eventualmente nas tarefas de renderização, que é o ponto forte dos Threadrippers.

    Também não me parece que Threadripper beneficie desenvolvimento de software C++.
    Já tive um TR 1950X de 16 cores e embora não tenha programado C++, programei MATLAB e não vi qualquer vantagem em usar TR no dia a dia, a não ser nas tarefas de processamento paralelo.

    Posto isto, o meu voto vai para um i9 9900K da Intel.
    Última edição de fakemeta : 13-01-19 às 19:10

  3. #3
    Tech Iniciado
    Registo
    Jan 2019
    Posts
    25
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de fakemeta Ver Post
    ...
    Posto isto, o meu voto vai para um i9 9900K da Intel.
    Muito obrigado pela sua sugestão.
    Não tinha ainda comparado estes 2 processadores e nem sequer me tinha apercebido das limitações dos processadores da AMD para funcionarem com alguns softwares.

    Será que alguém poderá acrescentar algo mais a esta discussão? Dentro desta gama de preços (+-600€), o que sugerem?

  4. #4
    Tech Mestre Avatar de SleepyFilipy
    Registo
    Apr 2013
    Posts
    3,972
    Likes (Dados)
    13
    Likes (Recebidos)
    19
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Não há grande coisa a acrescentar, do que sei o fakemeta é o membro do fórum que mais contato direto tem com esse tipo de trabalho, portanto eu iria pela sugestão dele.
    Dell G15

  5. #5
    Tech Membro
    Registo
    Jul 2015
    Posts
    1,045
    Likes (Dados)
    163
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    1 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    E nas gráficas, NVidia era beneficiada na gama "corrente" em Autodesk e Solidworks

  6. #6
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Eu esperava + 2 meses e apostava num Ryzen 2. Sinto que o valor do 9900K vai ser literalmente cortado a meio.

  7. #7
    Tech Bencher Avatar de reiszink
    Registo
    Feb 2013
    Posts
    5,769
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    5 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Os próximos Ryzen ainda estão no mínimo a 6 meses de distância.
    Intel i7 5820K - ASRock X99M Killer - 16GB G.Skill DDR4 - Gigabyte GTX 980Ti G1 - Plextor M6e 256GB + Samsung 850 EVO 500GB - Corsair H110 - EVGA G3 750W - Acer 27" 144Hz IPS - Zowie EC2-A - Filco Majestouch 2 TKL - HyperX Cloud II Pro

  8. #8
    Tech Iniciado
    Registo
    Jan 2019
    Posts
    25
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    1. Processador:


    Parece então que a escolha certa é o Intel i9 9900K, da Intel.


    2. Motherboard:


    Alguma sugestão? Analisando as características do 9900K, parece que é possível fazer OC até 5GHz. Não pretendo ser tão radical no tratamento que lhe vou dar, por uma questão de fiabilidade, mas que tipo de MB sugerem para este processador, tendo em conta que vou instalar 32Mb de RAM DDR4 (próxima escolha).

  9. #9
    Tech Iniciado
    Registo
    Jan 2019
    Posts
    25
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    2. Motherboard:


    Que tal esta: Gigabyte z390 Aorus Ultra
    https://www.aquario.pt/pt/product/gi...az39utra-00-ga

    Alguma sugestão?

  10. #10
    Tech Novato
    Registo
    Jan 2019
    Posts
    93
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Estás duas são bastante boas a gigabyte Aorus master e a Msi Meg Ace. Depois não sei se está dentro dos valores que procuras. Os únicos problemas que eu vejo Nelas é gigabyte tem uma BIOS de merda que nunca gostei. E a Msi os plásticos são assim um pouco fatelas da ideia de plásticos de 3 qualidade. Mas como motherboard sao boas.

    Enviado do meu ASUS_Z01RD através do Tapatalk

  11. #11
    Tech Iniciado
    Registo
    Jan 2019
    Posts
    25
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de ordep39 Ver Post
    Estás duas são bastante boas a gigabyte Aorus master e a Msi Meg Ace. Depois não sei se está dentro dos valores que procuras. Os únicos problemas que eu vejo Nelas é gigabyte tem uma BIOS de merda que nunca gostei. E a Msi os plásticos são assim um pouco fatelas da ideia de plásticos de 3 qualidade. Mas como motherboard sao boas.

    Enviado do meu ASUS_Z01RD através do Tapatalk


    Obrigado pela sugestão. Eu tinha postado uma mensagem a perguntar por essa GIGABYTE, mas ficou retida para moderação. O preço está dentro do meu orçamento pelo que me parece uma boa opção. Quanto à BIOS, a ideia é usar uma vez para configurar e fica feito. Pior que a minha ASUS P5Q Pro não deve. Mais alguém pode dar alguma sugestão?

  12. #12
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    O 9900K é para ser mantido em stock. E mesmo assim, já requer uma solução de arrefecimento de topo. No mínimo, o Noctua NH-D15.

    Quanto às mobos, compraria Asrock. A Asrock Z390 Taichi é uma peça de hardware soberba! Infelizmente a maioria das marcas estão demasiado centradas no marketing, luzinhas e afins e esquecem-se do mais importante.

    Mas de novo, para o tipo de utilização que vai existir, nesta altura não considero uma boa decisão investir no 9900K quando os Ryzen II estão a 1/2 meses de chegar ao mercado e acredito que vão arruinar o valor do 9900K.

    Por menos que o valor actual do 9900K a AMD deve colocar cá fora um chip de pelo menos 12c/24t, com um IPC bem semelhante ao do 9900K.

    A investir agora, se o intuito não é Gaming competitivo, não vejo ganhos que justifiquem de forma alguma pagar o DOBRO pelo 9900K face ao excelente 2700x, que seguramente responderá de igual forma em qualquer operação multi-tasking e de forma bastante equivalente em jogos.

    Um combo de Ryzen 2700X + X470 + Memória Samsung 3600 Mhz tem um valor extraordinário.
    Última edição de MTPS : 18-01-19 às 13:59

  13. #13
    Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    304
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de MTPS Ver Post
    que seguramente responderá de igual forma em qualquer operação multi-tasking
    Mas é que isso não vai acontecer nos tipos de programas que o @luisr320 usa.

    Num PC que é para 80% trabalho não faz sentido andar com poupanças (mesmo que custe +250€) para depois ficar limitado num PC que terá uma vida longa.


    Em relação à motherboard o meu conselho vai para Asrock ou Asus, com ligeira preferência por Asrock.

  14. #14
    Tech Novato
    Registo
    Jan 2019
    Posts
    93
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Mas não escolhas a ASUS Hero. Eu tenho uma não é. Mas mais uma vez e por muita admiração minha ASUS a tentar poupar no material fez um novo sistema 4+4 de Vrm. Eu não me posso queixar muito porque tenho um 8700k mas quanto ao 9900k já não sei se comporta da mesma forma. Para 5.0ghz aguenta de certeza sem problemas mas daí para cima acredito que seja mais instável.

    Enviado do meu ASUS_Z01RD através do Tapatalk

  15. #15
    Tech Veterano Avatar de MTPS
    Registo
    Oct 2013
    Posts
    6,921
    Likes (Dados)
    11
    Likes (Recebidos)
    26
    Avaliação
    6 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de fakemeta Ver Post
    Mas é que isso não vai acontecer nos tipos de programas que o @luisr320 usa.

    Num PC que é para 80% trabalho não faz sentido andar com poupanças (mesmo que custe +250€) para depois ficar limitado num PC que terá uma vida longa.


    Em relação à motherboard o meu conselho vai para Asrock ou Asus, com ligeira preferência por Asrock.
    Não vejo onde e como possa ficar limitado...!

    Ele não vai andar a usar programas que não têm suporte para processadores AMD TR como te aconteceu a ti.

    Renderização de vídeo, SolidWorks e afins é precisamente o tipo de aplicações que os Ryzen mais gostam.

    Comprar um sistema a gastar o máximo só por se estar a pensar numa vida longa é logo à partida, um erro. A informática evolui, o hardware é sempre passível de avaria e a garantia são dois anos (...)!!

    Não se trata de poupar, trata-se de haver racionalidade e para trabalho, não vejo motivos justificativos para pagar o dobro por um processador que se revelará equivalente.

    E...eu não o estou a aconselhar a comprar TR. TR é um produto muito especifico, que requer perfeita ponderação de quem o compra
    Última edição de MTPS : 18-01-19 às 15:37

 

 
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •