Registar

User Tag List

Likes Likes:  0
Resultados 1 a 10 de 10
  1. #1
    Tech Novato
    Registo
    Apr 2019
    Posts
    11
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)

    Pc 24/7 media center

    Boas, pessoal estou a pensar em fazer um pc, sem gastar muito, mas com a finalidade de fazer backups dos pcs cá de casa, tomar conta do sistema de videovigilancia que vou fazer e fazer partilha p2p.

    Tem que ser silencioso e nao convém consumir muito.

    Alguma ideia?

  2. #2
    Tech Mestre Avatar de SleepyFilipy
    Registo
    Apr 2013
    Posts
    3,972
    Likes (Dados)
    13
    Likes (Recebidos)
    19
    Avaliação
    0
    Mentioned
    1 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Não seria melhor um NAS para isso?
    Dell G15

  3. #3
    Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    304
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Que habilidade tens para configurações Linux?

    Se não tiveres muito know-how em Linux o melhor é um NAS da Synology/QNAP. Como funciona o teu sistema de vigilância? Dá para gravar directamente numa pasta em rede?

  4. #4
    Tech Novato
    Registo
    Apr 2019
    Posts
    11
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de SleepyFilipy Ver Post
    Não seria melhor um NAS para isso?
    Mas qual é a diferença física entre um NAS e um pc normal?

  5. #5
    Tech Novato
    Registo
    Apr 2019
    Posts
    11
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de fakemeta Ver Post
    Que habilidade tens para configurações Linux?

    Se não tiveres muito know-how em Linux o melhor é um NAS da Synology/QNAP. Como funciona o teu sistema de vigilância? Dá para gravar directamente numa pasta em rede?
    Em linux sou zero mas gosto de aprender.
    Ainda nao o montei, mas será camaras ip, penso que dê.

    A minha ideia é fazer algo tipo backups dos outros pcs e guardar as imagens das câmaras.

    Pelo que já li, dá para meter a guardar num disco rígido ligado directamente ao router, mas na prática nao sei ainda como é e pelas experiências que ja fiz, o disco fica sempre a rodar o que penso que nao será muito durador assim.

  6. #6
    Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    304
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de lordminimus Ver Post
    Mas qual é a diferença física entre um NAS e um pc normal?
    Um NAS, além do hardware, também inclui software que permite fazer a gestão do NAS. Por exemplo na Synology o OS chama-se DiskStation Manager (DSM) e na QNAP chama-se QTS.
    Normalmente os NAS de gama baixa/média trazem hardware fraco que só servem para armazenamento e pouco mais.

    Um PC normal és tu que escolhes o material, e normalmente podes fazer configurações bastante superiores aos NAS na mesma gama de preços. Além do hardware, também escolhes o software. Windows, Linux... fica ao teu critério. O problema é que, dependendo do que queres fazer, terás de ter algum know how. Tens muito que googlar ainda.

    Citação Post Original de lordminimus Ver Post
    Em linux sou zero mas gosto de aprender.
    Ainda nao o montei, mas será camaras ip, penso que dê.

    A minha ideia é fazer algo tipo backups dos outros pcs e guardar as imagens das câmaras.

    Pelo que já li, dá para meter a guardar num disco rígido ligado directamente ao router, mas na prática nao sei ainda como é e pelas experiências que ja fiz, o disco fica sempre a rodar o que penso que nao será muito durador assim.
    Um NAS da Synology tem um software próprio para fazer backups de outros PCs (chama-se Cloud Station Backup). É muito intuitivo e fácil de usar.
    Se quiseres fazer uma espécie de Dropbox, a Synology também permite fazer isso com o Cloud Station Drive.

    Para monitorizar as câmaras, existe o Synology Surveillance Station. Tens é de ver se as câmaras são compatíveis (não percebo muito disso).

    Em relação ao armazenamento, a WD tem uma vasta gama de discos. Para NAS o ideal são discos WD RED. Para armazenamento contínuo de vídeo, o ideal é um WD Purple.


    NAS
    Vantagens
    - Fácil de configurar
    - Não tens que te preocupar a fazer actualizações manuais ou a corrigir problemas depois de atualizações
    - Grande lista de addons
    Desvantagens
    - Hardware fraco para o preço
    - Limitação de baías para discos (o mais comum são NAS com 2 a 4 baías, acima disso são bastante caros)


    PC
    Vantagens
    - Total liberdade para escolher os componentes / software
    - Bastantes baías disponíveis (depende da caixa que escolheres e das portas SATA da board)
    - Mais fácil de fazer upgrades
    Desvantagens
    - Configuração inicial e manutenção


    Eu optei por um NAS feito à minha medida. Gastei ~618€ em componentes (caixa, fonte gold, motherboard workstation grade, processador com 2 cores / 4 threads, 8 GB de RAM DDR4 ECC) e ~622€ para armazenamento (total de 15 TB que já inclui armazenamento em RAID5 + backups + disco SSD para o sistema operativo). Meti o Windows Server 2016 mas tenho planos de mudar para outro.
    Última edição de fakemeta : 23-04-19 às 20:31

  7. #7
    Tech Novato
    Registo
    Apr 2019
    Posts
    11
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de fakemeta Ver Post
    Um NAS, além do hardware, também inclui software que permite fazer a gestão do NAS. Por exemplo na Synology o OS chama-se DiskStation Manager (DSM) e na QNAP chama-se QTS.
    Normalmente os NAS de gama baixa/média trazem hardware fraco que só servem para armazenamento e pouco mais.

    Um PC normal és tu que escolhes o material, e normalmente podes fazer configurações bastante superiores aos NAS na mesma gama de preços. Além do hardware, também escolhes o software. Windows, Linux... fica ao teu critério. O problema é que, dependendo do que queres fazer, terás de ter algum know how. Tens muito que googlar ainda.



    Um NAS da Synology tem um software próprio para fazer backups de outros PCs (chama-se Cloud Station Backup). É muito intuitivo e fácil de usar.
    Se quiseres fazer uma espécie de Dropbox, a Synology também permite fazer isso com o Cloud Station Drive.

    Para monitorizar as câmaras, existe o Synology Surveillance Station. Tens é de ver se as câmaras são compatíveis (não percebo muito disso).

    Em relação ao armazenamento, a WD tem uma vasta gama de discos. Para NAS o ideal são discos WD RED. Para armazenamento contínuo de vídeo, o ideal é um WD Purple.


    NAS
    Vantagens
    - Fácil de configurar
    - Não tens que te preocupar a fazer actualizações manuais ou a corrigir problemas depois de atualizações
    - Grande lista de addons
    Desvantagens
    - Hardware fraco para o preço
    - Limitação de baías para discos (o mais comum são NAS com 2 a 4 baías, acima disso são bastante caros)


    PC
    Vantagens
    - Total liberdade para escolher os componentes / software
    - Bastantes baías disponíveis (depende da caixa que escolheres e das portas SATA da board)
    - Mais fácil de fazer upgrades
    Desvantagens
    - Configuração inicial e manutenção


    Eu optei por um NAS feito à minha medida. Gastei ~618€ em componentes (caixa, fonte gold, motherboard workstation grade, processador com 2 cores / 4 threads, 8 GB de RAM DDR4 ECC) e ~622€ para armazenamento (total de 15 TB que já inclui armazenamento em RAID5 + backups + disco SSD para o sistema operativo). Meti o Windows Server 2016 mas tenho planos de mudar para outro.
    E se for uma caixa externa ligada ao router, nao faz a mesma coisa?
    Com aqueles discos purple da wd? Ou é má ideia?

    Cumprimentos

  8. #8
    Tech Novato Avatar de fakemeta
    Registo
    Mar 2017
    Posts
    304
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    9
    Avaliação
    2 (100%)
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Que router é?

    Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

  9. #9
    Tech Novato
    Registo
    Apr 2019
    Posts
    11
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Citação Post Original de fakemeta Ver Post
    Que router é?

    Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk
    Tenho o rt ac51u da asus e um tp link ac1200

  10. #10
    Tech Novato
    Registo
    Apr 2019
    Posts
    11
    Likes (Dados)
    0
    Likes (Recebidos)
    0
    Avaliação
    0
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Boas pessoal, ja comprei uma nas, synology ds218play, mas tenho várias dúvidas.

    -Nao consigo fazer transferências de ficheiros entre pcs e nas a mais de 40mb/s.
    Ambos têm a placa de rede a 1Gbps.

    -Como sei os consumos de internet do download station?

    -Será bom criar uma VPN? Ja li que é bom para jogar online e para os downloads mas nao percebo nada disso.

    Alguma ajuda?

    -

 

 

Informação da Thread

Users Browsing this Thread

Estão neste momento 1 users a ver esta thread. (0 membros e 1 visitantes)

Bookmarks

Regras

  • Você Não Poderá criar novos Tópicos
  • Você Não Poderá colocar Respostas
  • Você Não Poderá colocar Anexos
  • Você Não Pode Editar os seus Posts
  •